Novembro Azul

SAÚDE DO HOMEM

Unidade Móvel Oncológica realiza atendimento em frente ao Ciretran

Durante os dias 11 e 12 a Unidade Móvel de Oncologia realizou cerca de 422 atendimentos. Confira aqui os locais de atendimento até o dia 29 deste mês

Publicado em: 13/11/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica realiza atendimento em frente ao Ciretran

As ações da Unidade Móvel estão sendo intensificadas durante todo o mês de novembro (Foto: Assessoria)

Depois de percorrer vários bairros de Imperatriz desde o início de novembro, o ônibus da Unidade Móvel de Oncologia esteve estacionado durante os dias 11 e 12, em frente ao Ciretran, Bacuri, ofertando serviços na área de saúde do homem e da mulher. Objetivo é que a população atualize seus exames preventivos de câncer de colo do útero (PCCU), mamografia (agendamento), pele (consulta dermatológica) e próstata (PSA).

Para a coordenadora da unidade móvel, Vilenice Batista, a mobilidade e comodidade que o ônibus traz a população vai muito além. “É muito importante a ida dos ônibus a esses locais, pois com o deslocamento é possível atingir um número maior de pessoas facilitando o acesso da população a exames preventivos. Atendemos mais de 422 pessoas em apenas dois dias e esse número cresceu bastante, por conta das ações da Secretaria Municipal de Saúde sobre o Novembro Azul”, esclarece.

Quanto aos exames, caso haja resultados alterados, os pacientes recebem diagnóstico em uma consulta na Unidade Básica de Saúde Três Poderes, para começarem os procedimentos complementares, caso seja confirmado o câncer, serão direcionados à Rede de Oncologia Pública. É pré-requisito que os homens estejam em jejum para realizarem o exame de sangue, e as mulheres estejam em abstinência sexual, durante três dias, para o exame de prevenção do colo do útero.

O ônibus é completamente adaptado com consultórios e área de atendimento específica, possui equipe multiprofissional formada por dermatologista, oncologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, radiologia, motorista e auxiliar administrativo.

Documentos necessários

Para ter acesso aos serviços basta apresentar um documento com foto, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde do município.

Os atendimentos da Unidade Móvel Oncológica segue de acordo com o cronograma:

13 de novembro - UBS Milton Lopes, Ação Social Saúde do Homem;

- 14 de novembro - UBS Vila Lobão;

- 18 de novembro - UBS Parque do Buriti;

- 19 de novembro - UBS Vila Nova, Ação Social Saúde do Homem;

- 21 de novembro - CRAS Santa Lúcia, Recanto Universitário;

- 22 de novembro - Toyota - Umuarama;

- 23 de novembro - Caminhada Azul;

- 25 de novembro - UBS Nova Imperatriz;

- 26 de novembro - Fribal;

- 27 de novembro - UBS Santa Rita - Ação Social Saúde do Homem;

- 28 de novembro - Imbiral, Ação Social Saúde do Homem;

- 29 de novembro - Igreja Assembleia de Deus da Lagoa Verde, Avenida Bayma Júnior, S/N, Povoado Centro Novo.

Novembro Azul