obras

INVESTIMENTO

Casa Abrigo Drª Ruth Noleto passa por reforma

Serviços melhoram estrutura para oferecer mais conforto no atendimento

Publicado em: 22/08/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Políticas para Mulher

Casa Abrigo Drª Ruth Noleto passa por reforma

Serviços melhoram estrutura para oferecer mais conforto no atendimento (Foto: Elton Sales)

A Casa Abrigo Drª Ruth Noleto, mantida pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, passa por reformas hidráulicas, nas calçadas, banheiros e demais setores do prédio. Além disso, cômodos serão forrados, instaladas centrais de ar e adquiridos novos móveis para melhorar atendimento à comunidade.

Segundo a coordenadora da Casa, Carleane Santos, estrutura completou dez anos e está com suas instalações deterioradas e as obras darão mais conforto "às mulheres vítimas de violência, para que elas se sintam em casa”. O local fica uma área isolada e sigilosa para abrigar, de forma segura, todas em situação de violência e passíveis até de morte. Elas e seus filhos até 18 anos são mantidos sob proteção. Essas mulheres normalmente também são detentoras de medidas protetivas deferidas pela justiça, que são quebradas pelos esposos, ex-esposos, namorados, ex-namorados, companheiros e ex-companheiros, que por motivos diversos, apelaram para a violência.

O prazo para que as mulheres fiquem na Casa Abrigo Drª Ruth Noleto é de 90 dias, que pode ser estendido se o caso for muito mais grave e a vítima não tiver para onde ir, mas às vezes elas saem antes do prazo. Elas são encaminhadas pelos órgãos da rede de proteção à mulher vítima de violência, em especial pela Delegacia Especial de Amparo à Mulher-DEAM.

De acordo com Carleane Santos, obra atende à recomendação do Ministério Público. “Ainda não tem data definida para conclusão das obras", reforçou ao assegurar que atualmente a Casa não tem nenhuma mulher abrigada, mas caso seja necessário, acolherá quem for encaminhada, mesmo com a reforma em andamento.

obras