Planejamento

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Definida data da 7ª Conferência Municipal da Cidade

Encontro será realizado dia 12 de março no auditório da Universidade Aberta do Brasil

Publicado em: 15/01/2020 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Definida data da 7ª Conferência Municipal da Cidade

Conselheiros articulam organização da Conferência (Foto: Léo Costa)

Com objetivo de debater e discutir as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Seplu, e Conselho Municipal da Cidade, CMC, realizam no dia 12 de março a sétima edição da Conferência Municipal da Cidade. O encontro acontece das 8h às 17h, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB, Rua Dom Pedro II, Praça União.

“A Conferência é um importante espaço para a discussão ampla e democrática das políticas públicas para o município. Ela reúne a sociedade civil organizada e poder público municipal para discutir temas fundamentais para melhorar a vida na nossa cidade”, destacou Fidélis Uchôa, titular da Seplu e presidente do CMC.

Em reunião no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, bairro São Salvador, membros do conselho definiram os nomes de Jorge Furtado, Francisca Lô e Lenise Siqueira, como membros da comissão organizadora do evento.

“A Conferência é destinada aos representantes de diversos segmentos da sociedade, como os movimentos populares e sindicais, entidades empresariais, profissionais, acadêmicas e de pesquisas, conselhos profissionais e organizações não governamentais, além dos representantes dos poderes Executivo e Legislativo”, informou Lenise Siqueira. 

Durante a Conferência serão debatidos temas para a implementação do Plano Diretor e o planejamento urbano da cidade, novo marco legal do saneamento, a cidade que temos e a cidade que queremos e eleição para escolha dos 28 novos conselheiros, entre titulares e suplentes, biênio 2020-2022. 

Regulamentado através de resolução, 001/2016, o Conselho Municipal da Cidade trata-se de um instrumento de gestão democrática da cidade, previsto no Plano Diretor. É um espaço de cidadania onde representações do poder público e dos diversos segmentos da sociedade têm a oportunidade de discutir as melhores formas de promover um desenvolvimento urbano adequado. Órgão tem a finalidade de implementar o Plano Diretor, acompanhar a elaboração dos projetos setoriais, estudar e propor as diretrizes para a formulação e implementação da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, bem como acompanhar e avaliar a sua execução.

Planejamento