Planejamento

REUNIÃO

Prefeitura e Equatorial discutem sobre distribuição de energia elétrica na Vila União

Serviço de eletrificação urbana vai beneficiar cerca de 400 famílias

Publicado em: 03/11/2019 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeitura e Equatorial discutem sobre distribuição de energia elétrica na Vila União

Momento do encontro entre o município, empresa e associação de moradores (Foto: Léo Costa)

Atendo solicitação da Associação de Moradores do Bairro Vila União, região do Bom Jesus, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Seplu, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 02, com representante da Equatorial Energia Maranhão, conhecida como Cemar, na sede da empresa, quilômetro 01, s/n, BR-010, Jardim São Luís. “Objetivo do encontro foi tratar de assuntos relacionados à distribuição de energia elétrica na Vila União, visando à melhoria da qualidade de vida dos moradores daquela comunidade”, enfatizou o secretário Fidélis Uchôa.

Na oportunidade, o engenheiro eletricista Linneker de Melo Rodrigues, consultor de relacionamento da base de Imperatriz, afirma que o projeto de eletrificação do bairro será elaborado ainda este mês pelo setor de engenharia da empresa com previsão de execução no primeiro trimestre de 2020.

“Não tínhamos em nossa dotação orçamentária investimentos para serem aplicados este ano naquele bairro. Passamos a fazer os primeiros levantamentos neste mês de dezembro para com recursos do orçamento do ano que vem possamos executar a obra. Começamos discutir sobre a regularização da Vila União com as secretarias de Regularização Fundiária, onde elaboramos proposta para fazer o projeto da área, e Planejamento Urbano para definir os arruamentos para que possamos colocar os portes alinhados e conforme as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT”, explicou.

Presente na reunião o líder comunitário, José Marcos Teixeira de Sousa, presidente da associação de moradores, destaca a importância do encontro e enaltece o empenho do titular da Seplu junto a empresa. “Desde quando procuramos o secretário Fidélis Uchôa e o apresentamos a situação da Vila União, ele tem contribuído com a nossa luta. Sobre o encontro com a Cemar, foi um passo importante para que possamos no inicio do ano que vem contamos com energia em nossa comunidade. Para nós será um importante presente de ano novo”, enalteceu. 

O alinhamento entre a Secretaria de Planejamento Urbano e companhia energética vem sendo realizado desde 2018, após reunião no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, bairro São Salvador. O trabalho conjunto, Seplu e Equatorial Maranhão, tem como finalidade principal de evitar problemas futuros de acessibilidade e outros transtornos à comunidade por conta de posicionamento de postes.

A Seplu é a pasta responsável em examinar e despachar processos relativos a loteamentos, parcelamentos de glebas e terrenos, do uso e ocupação do solo, subsolo e espaço aéreo. Também compete à secretaria planejar, avaliar e fiscalizar as políticas públicas e ações relativas às obras públicas, ao desenvolvimento urbano, ao saneamento básico e às edificações, como também, revisa e monitora a formulação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município.

Planejamento