Planejamento

APOIO LOGÍSTICO

Prefeitura participa de reunião sobre o Censo do IBGE 2020

No Maranhão, serão disponibilizadas 6 mil vagas para o Processo Seletivo Simplificado

Publicado em: 06/03/2020 por Kalyne Cunha

Assessoria de Comunicação

Prefeitura participa de reunião sobre o Censo do IBGE 2020

O senso é uma ferramenta importante, pois faz levantamentos de toda a situação da população do país. (Foto: Islene Lima)

Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, contou com a participação de servidores da Prefeitura de Imperatriz e de órgãos de entidades civis e privadas. O evento foi realizado nesta sexta-feira, 6 de março, no auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, UREI.

Na reunião, foi abordado o Processo Seletivo Simplificado para Agente Censitário e Recenseador com 208.695 mil vagas para todo o território brasileiro, o maior concurso já realizado de acordo com o órgão. O trabalho desses profissionais é o de visitar os 71 milhões de domicílios do país para a coleta de informações por meio de dispositivo móvel.

Outros pontos destacados na pauta é de como os órgãos públicos e privados poderão auxiliar no processo de recenseamento, dificuldades enfrentadas pelos profissionais para a coleta de informações, IBGE Educa e outros.  

A Prefeitura prestará apoio logístico disponibilizando 4 postos para a coleta de dados, localizados nos bairros Vila Nova, Vila Lobão, Santa Rita e Centro. O coordenador estadual das reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico, Wellington Georges, pontua que “só no Maranhão serão disponibilizadas 6 mil vagas, destas 202 para Recenseadores e 29 para Agente Censitário Supervisor, ACM, em Imperatriz. As inscrições vão até 24 de março e não haverá prorrogação”.

Para o diretor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, Fernando Babilônia, “o senso é uma ferramenta importante, pois faz levantamentos de toda a situação da população do país. Especificamente sobre Imperatriz o dado nos fornecerá informações sobre a situação econômica e social da população, que serão utilizadas que para a formulação de políticas públicas adequadas para o município, no que se refere a investimentos, geração de emprego e renda”.

De acordo com o secretário adjunto do Meio Ambiente, Flavio Oliveira, o senso é uma forma da secretaria se pautar sobre demandas de proteção ambiental. “Imperatriz tem uma demanda anual, pois sofre muito com os alagamentos e enchentes e com a parte do recenseamento contribuirá com os nossos estudos e trabalhos. Um dos pontos trabalhados pela Prefeitura é a questão da Cidade Empreendedora, onde há o propósito do combate aos alagamentos”. 

Os dados da secretaria, juntos aos do IBGE, servirão de base para a localização das residências e ocupações, como discorre o gestor de Meio Ambiente, “Poderemos fazer o nosso mapeamento agregando dados do IBGE, assim buscaremos dinamizar os resultados para que nos próximos anos, a população não tenha tanto sofrimento no período de chuvas”.

Texto em colaboração com Islene Lima.

Planejamento