Políticas públicas para a mulher

AÇÃO

Secretaria da Mulher realiza palestra sobre o Setembro Amarelo

Objetivo é dar maior visibilidade à causa com destaque para prevenção

Publicado em: 15/09/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Secretaria da Mulher realiza palestra sobre o Setembro Amarelo

Evento teve parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Rede de Saúde Mental. (Foto: Maira Soares)

Em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, foi realizada nesta quarta-feira, 15, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bacuri, a palestra "Dialogando a favor da Vida", ministrada pela psicóloga Rosilene Pereira. Evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Rede de Saúde Mental. 

A secretária da mulher, Eva Messias, destaca a importância das ações da campanha Setembro Amarelo. “Apesar do assunto estar envolto em tabus, sua discussão é imprescindível para nossa sociedade. Nesse contexto, não poderíamos deixar de  abraçar essa importante causa, haja vista que os casos de tentativa de suicídio são frequentes e atingem muitas mulheres em situação de violência doméstica”.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que a maioria dos casos de tentativa de suicídio e suicídio são de pessoas que possuem transtorno mental, mas há outro dado preocupante, os números revelam que muitas pessoas que sofrem violência e com fatores psicossociais, também tem ideação suicida.

A psicóloga do CRAM, Rosilene Pereira, enfatizou a importância da SMPM aderir à campanha. Sobre o evento, ela destacou pontos apresentados na palestra. “Nós também recebemos o público do CRAS, de mulheres em situação de violência. A palestra foi um momento para explicarmos o Setembro Amarelo e relevância da promoção da saúde mental. Além desses pontos, falamos de investirmos em nossas potencialidades e as competências socioemocionais. Foi um momento engrandecedor e riquíssimo, com adesão ativa das participantes”, relata.  

O coordenador da Proteção Social Básica, Dorielton Pereira Xavier, explica o significado do evento para os usuários dos serviços do Centro de Referência da Assistência Social, instituição que sediou a palestra, e que fica localizada em 6 pontos estratégicos, sendo um na zona rural de Imperatriz.

“Todas as unidades dos CRAS estão simultaneamente realizando campanhas de prevenção referentes ao Setembro Amarelo e o público-alvo do evento são usuários que permanecem dando continuidade aos serviços assistenciais com nossa equipe técnica. No atual cenário de pandemia, usamos como aliados as redes sociais, como o WhatsApp e Instagram, que se tornam canais de divulgação para mostrarmos de forma organizada e sensibilizada a importância de buscar ajuda de um profissional”, conclui.

 

 

 

 

 

Políticas públicas para a mulher