Prefeito

BALANÇO

Imperatriz avança em urbanização e melhoria de serviços à comunidade

Para o prefeito Assis Ramos, mesmo diante de desafios, gestão avança em melhoria na qualidade de vida da cidade

Publicado em: 31/12/2018 por Kayla Pachêco

Assessoria de Comunicação

Imperatriz avança em urbanização e melhoria de serviços à comunidade

Com ações de pequena ou grande proporção, comunidade tem desfrutado de ações em todos os setores. (Foto: Edmara Silva)

Em dois anos de trabalho à frente da Prefeitura de Imperatriz, o prefeito Assis Ramos avalia que a cidade caminha na contramão do cenário que muitos municípios do mesmo porte vivenciam. Apesar dos grandes desafios devido à recessão econômica, compromisso e dedicação dos profissionais que trabalham pela cidade garantem conquistas diárias que culminam na melhoria da qualidade de vida local.

Com ações de pequena ou grande proporção, comunidade tem desfrutado da nova feição urbanística em dezenas de praças, arborização e limpeza em diversos setores da cidade. A Prefeitura também tem investido em drenagem e construção de pontes de concreto para tirar bairros inteiros do isolamento. A coleta seletiva empresarial e domiciliar também merecem destaque, iniciativa do poder público que, com a participação popular, evita o acúmulo de lixo e gera renda para dezenas de famílias que vivem da reciclagem.

Em entrevista, o prefeito pontuou avanços significativos como no saneamento básico com o PAC 2 da Vila Nova. "Foi uma verdadeira guerra conseguir resgatar esse investimento para uma área tão importante cujo serviço Imperatriz é tão carente. Apenas 25% da cidade possui saneamento básico. Chega a ser vergonhoso. Uma cidade que tem economia tão pujante, com 166 anos de fundação e ainda amarga esses números. Saneamento básico além uma importante obra para a infraestrutura, significa também saúde, dignidade para nossa população. Sem esquecer que cada real investido no saneamento básico equivale a outros três economizados na saúde", observa.

O gestor destaca também avanços na saúde com a reforma de Unidades Básicas, melhorias implantadas no Hospital Municipal, em especial no investimento em equipamentos novos para atendimento à população. "Inclusive entregamos na sexta-feira, 28, a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas dos Três Poderes", ressalta.

Além da infraestrutura e saúde, a gestão tem avançado em todos os setores, "sempre focando na prestação de serviços à comunidade". Segundo o gestor, projetos como o mutirão de cidadania que já percorreu 13 localidades entre bairros e povoados, e o Jiu Jitsu nas escolas, são exemplo da proposta de ampliar serviços à comunidade. "Mesmo sendo aos sábados quando não há expediente nas repartições da Prefeitura, nossos servidores se empenham em garantir que os serviços de responsabilidade do Município cheguem a quem precisa de atendimento. O sucesso desse programa é resultado do empenho de todos".

Na educação, ele pontua ações de incentivo à pesquisa científica e melhoria nas estrutura física das escolas da rede municipal, inclusive com climatização de mais de cem salas de aula. "Além de todas as reformas entregues em 2018, vamos começar o ano letivo de 2019 com inauguração de uma escola novinha na Vila Mariana, aumentando prédios do Município e reduzindo os aluguéis". 

Já na economia, programas como o "Mais empreendedor" e o "Sedec Mais", têm aproximado empregadores dos profissionais através do Sine Municipal, bem como qualificação profissional gratuita em parceria com a Associação Comercial e Industrial e orientação técnica para formalização de profissionais liberais, fomentando a economia. "Graças a essas inovações, ficamos entre os 15 finalistas do prêmio Prefeito empreendedor promovido pelo Sebrae".

Na agricultura, ele cita a tão sonhada conclusão do Mercado do Peixe, obra que durou cerca de 16 anos para ser concluída. "Conseguimos destravar o processo junto ao Governo Federal e finalmente pescadores e feirantes trabalham em um espaço digno", destaca ao citar a perfuração de poços artesianos em comunidades da zona rural.

"São muitas ações em todos os setores, é na limpeza; no meio ambiente com a construção do aterro sanitário já em processo de implantação; no planejamento urbano com a organização da cidade; no trânsito; na regularização fundiária com a legalização de imóveis e resolução de conflitos; no esporte que mais oportunidades; no desenvolvimento social, que além dos programas regulares avança na habitação...Só temos a agradecer e reafirmar nosso compromisso em avançar mais. E pra encerrar o ano, programação cultural na Beira Rio, com atrações voltadas a todos os perfis de público", conclui.

 

Prefeito