Prevenção

CONSCIENTIZAÇÃO

Servidoras da saúde participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama

Ação faz parte da programação do “Outubro Rosa”

Publicado em: 16/10/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Saúde

Servidoras da saúde participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama

Palestra faz parte da programação do "Outubro Rosa" (Foto: Edmara Silva)

Realizada na manhã desta terça-feira, 16, na sede da Atenção Básica, palestra sobre câncer de mama, com a mastologista Sarah Esther Serruya. Servidores e coordenadores da Atenção Básica e de diferentes programas municipais da saúde, além de estudantes de escolas técnicas de enfermagem, participaram da ação. Ao final, foi aberto espaço para perguntas, e a médica debateu e respondeu dúvidas do público.

A enfermeira do Programa Saúde da Mulher, Lívia Bustamante, informou que o objetivo é trazer um pouco do cuidado também para os funcionários. "Com esta sensibilidade a gente trouxe para Atenção Básica, pois é onde ocorre o maior número de ações de conscientização, nas unidades, então nada mais justo que proporcionar isso para eles. Estamos desenvolvendo o 'Cuidando de quem cuida', em que os profissionais receberam massagem e limpeza facial".

Entre os aspectos sobre o câncer de mama abordados na palestra, Sarah ressaltou a importância da realização dos exames no diagnóstico. Ela explica que o exame de ultrassom da mama complementa a mamografia, sendo que os dois exames são cruciais para o diagnóstico ser preciso.

A médica explicou que o câncer de mama, na maioria das vezes, não causa dor, e que este sintoma está associado a diversos outros fatores, como hormonais, por exemplo. Mas que essa ausência de dor não deve ser empecilho para que as mulheres busquem atendimento médico para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Usuários da UBS Maria Aragão, na região da Vilinha e Parque Alvorada I e II, também participaram de palestra com aBioquímica Graça Dantas.

Prevenção