Saúde

CAMPANHA

Ação do Outubro Rosa leva atendimentos a mais de 300 pessoas

Equipes das UBS`s do distrito Santa Rita, do ‘Ônibus Rosa’ e do NASF realizaram consultas, exames e agendamentos

Publicado em: 19/10/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Ação do Outubro Rosa leva atendimentos a mais de 300 pessoas

Atendimentos realizados na manhã desta terça-feira (19), na Praça Jarbas Pàssarinho (Foto: Divulgação)

O colorido das tendas e camisetas rosas, misturado ao verde das árvores da Praça Jarbas Passarinho, no bairro Santa Rita, deu o tom ideal para prevenção do câncer de mama naquela comunidade, na manhã desta terça-feira (19). Com a presença massiva dos moradores do bairro e regiões circunvizinhas, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou grande mutirão de atendimentos destinados a homens e mulheres. 

“Uma ação para levarmos os serviços de rotina das Unidades Básicas de Saúde para mais próximo da comunidade. Reunimos ali na praça nossas equipes de nove unidades, do NASF e do ‘Ônibus Rosa’. Com isso, além de facilitar atendimentos de saúde, levamos informações e reforçamos a importância da prevenção e o diagnóstico precoce na luta contra o câncer”, afirmou o secretário de Saúde, Alcemir Costa. 

Alusiva ao Outubro Rosa, atividade contou com agendamento de mamografia, coleta de preventivo do colo do útero, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de DST´s, orientações e palestras sobre câncer de mama. “Mais de 300 pessoas passaram pela praça só pela manhã. Até as 11h já havíamos coletado 50 preventivos”, informou a coordenadora da UBS Santa Rita, Darildes Alves. 

 A aposentada Francisca Rodrigues de Alencar foi uma das 300 pessoas dos bairros da região do Santa Rita, que foi beneficiada com os atendimentos. "Eu fiz minha prevenção, que já estava no tempo de fazer e ainda medi a pressão e a glicemia. Muito bom,  prático e rápido, ao lado de casa", disse. Já Evaldo Ferreira aproveitou para assistir a palestra e fazer o PSA. "Chega a idade e a gente tem que prevenir, e poder fazer isso assim  perto da casa da gente é bom demais. Já colhi o sangue, agora é esperar para saber se está tudo ok com a próstata", conta o comerciante. 

A estrutura montada na praça contou com nove tendas das  UBS´s do Santa Rita, Santa Inês, São José, Boca da Mata, Bom Sucesso, Ouro Verde, Vila Macedo, Sebastião Regis e Planalto; além da Unidade Móvel Oncológica – ‘Ônibus Rosa´.

Saúde