Saúde

OUTUBRO ROSA

Cras do Bom Jesus recebe ações de prevenção ao câncer de mama

Parceria entre Sedes e Saúde leva atividades de conscientização para toda a cidade

Publicado em: 03/10/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Cras do Bom Jesus recebe ações de prevenção ao câncer de mama

Além de serviços de saúde, iniciativa ofertou ações de beleza. (Foto: IMADRONEBR)

Campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, que tem como tema: Entre de Peito Nessa Luta, segue com agenda de ações intensificadas pela Prefeitura de Imperatriz, nos bairros e povoados da zona rural. A ação desta quinta-feira, 3, foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social, Cras do Bom Jesus, e ofertou serviços de saúde da mulher, beleza, rodas de conversa e uma palestra sobre os “Benefícios socioeconômicos que a mulher, acometida de câncer, possui dentro da rede do Sistema Único de Saúde”. Iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, ministrada pela assistente social, Rosiane Melo.

Para a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, a “saúde é um dos maiores  desafios da gestão do prefeito Assis Ramos, que não mede esforços para proporcionar melhor qualidade de vida para a população. Este ano as ações estão intensificadas e ainda mais descentralizadas, com objetivo de atingir o número máximo de pessoas sobre a importância da prevenção e conscientização do câncer de mama e do diagnóstico precoce”.

Thamisa Fialho, coordenadora da campanha Outubro Rosa, esclarece a importância da iniciativa que conta com mais de quarenta pontos de apoio espalhados pela cidade. São 37 Unidades Básicas de Saúde, Divisão Municipal de Saúde da Mulher, Casa do Idoso Feliz e Consultório na Rua que prestam serviços de atendimentos à mulher, coleta de preventivos, solicitação de mamografias e ultrassonografia de mamas.

“A gestão municipal apoia e reconhece a relevância da mulher na sociedade. As ações da campanha do Outubro Rosa levam informações de forma simples para as mulheres imperatrizenses, sobre prevenção do câncer de  mama e colo uterino, além de divulgar os pontos de atendimentos dentro do município que acolhem e prestam serviços às mulheres”. 

A coordenadora do Cras do Bom Jesus, Charllany Caetano, explica quais serviços foram oferecidos na manhã de atividades. "As equipes realizaram coleta de PCCU, teste rápido de HIV, Sífilis, hepatite B e C, corte de cabelo, escova, design de sobrancelhas e limpeza de pele. Para ter acesso aos serviços de saúde é preciso cartão SUS do município, documento de identidade e comprovante de endereço".

Direitos dos pacientes com câncer no SUS

O paciente com câncer possui direitos especiais na legislação, como o auxílio doença, Tratamento Fora do Domicílio, TFD, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, isenção do Imposto de Renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão.  

Para solicitação de isenção, o paciente deve procurar o órgão pagador da sua aposentadoria (INSS, Prefeitura, Estado etc.) provido de requerimento fornecido pela Receita Federal. A doença será comprovada por meio de laudo médico emitido por serviço médico oficial da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, sendo fixado prazo de validade do laudo pericial, nos casos passíveis de controle.

O PIS pode ser retirado na Caixa Econômica Federal e o PASEP no Banco do Brasil pelo trabalhador cadastrado antes de 1988, com câncer, na fase sintomática da doença, ou possuir dependente portador de câncer. O trabalhador receberá o saldo total de suas quotas e rendimentos.

Saúde