Saúde

CALENDÁRIO

Ações de saúde nas escolas retornam em fevereiro

Programa que leva atendimentos às escolas municipais e conveniadas será intensificado

Publicado em: 16/01/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Ações de saúde nas escolas retornam em fevereiro

Ações de saúde nas escolas serão reiniciadas em fevereiro (Foto: Edmara Silva)

Estudantes de escolas municipais e conveniadas com a Prefeitura de Imperatriz receberão ações do Programa Saúde na Escola, PSE, previstas para reiniciarem duas semanas após o início do calendário letivo, por volta da primeira quinzena de fevereiro. Em reunião de avaliação e elaboração das atividades de 2019, nesta terça-feira, 15, ficou definido que a prioridade deste ano serão as unidades de ensino da zona rural, que terão ações intensificadas.

O coordenador do PSE, Manoel Alves justificou que das mais de 200 escolas públicas municipais, apenas 97 serão atendidas, por terem sido pactuadas pelos Ministério da Saúde e da Educação para o programa que garante atendimentos em saúde bucal, consultas oftalmológicas e exames de audiometria.

Em reunião, no auditório do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, a coordenação do PSE discutiu as estratégias de trabalho com profissionais do Núcleo de Atenção a Saúde da Família, NASF, equipe composta por profissionais de diferentes áreas que atuam de forma integrada nas áreas da Atenção Básica em Saúde, ABS, Programa de Saúde Família, PSF.

“As ações são de cunho de Educação, prevenção de doenças e todas ferramentas que possam atrapalhar a vida da criança. É quando o enfermeiro vai perceber se o aluno está com problema de visão ou audição, por exemplo, e encaminhá-lo ao atendimento profissional”, explicou Manoel Alves.

O coordenador ressaltou que na saúde bucal o atendimento não será apenas a aplicação de flúor. O aluno passará por avaliação da arcada dentária e caso ele tenha necessidade, também, será encaminhado ao posto de saúde para iniciar o tratamento especializado.

Durante a avaliação de 2018, os profissionais ressaltaram sobre as dificuldades que enfrentaram para desenvolver seu trabalho e receberam a garantia de Manoel Alves quanto as melhorias este ano. “Em atendimento a uma determinação do nosso prefeito Assis Ramos, o secretário Dr.Alair e a coordenadora da Atenção Básica, Sormane, vamos intensificar o trabalho, Temos o recurso do PSE do ano de 2017 e do ano passado e vamos comprar os equipamentos, por meio de licitação, para podermos realizar boas ações no PSE e atender cada vez melhor a população”, assegurou Manoel Alves.

Saúde