Saúde

SAÚDE

Bases Decentralizadas do SAMU Regional de Imperatriz ganham novas ambulâncias

Com a frota 100% renovada em Imperatriz, as demais unidades da regional receberão novos veículos

Publicado em: 30/05/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Bases Decentralizadas do SAMU Regional de Imperatriz ganham novas ambulâncias

Das 06 ambulâncias entregues pelo Governo Federal ao Maranhão, 05 ambulâncias contemplarão as cidades pertencentes ao SAMU Regional de Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

Em breve o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU Regional de Imperatriz, receberá ambulâncias novas em suas bases descentralizadas que ficam nos municípios de Açailândia, Cidelândia, Amarante do Maranhão, Balsas e São Raimundo das Mangabeiras, no Sul do Estado. 

A utilização da nova frota no transporte de pacientes vai depender do tempo que for gasto para os trâmites legais que deverão ser tomados por cada prefeito dos municípios beneficiados, começando pelo recebimento oficial dos veículos em Brasília. 

Das 06 ambulâncias entregues pelo Governo Federal ao Maranhão, 05 ambulâncias contemplarão as cidades pertencentes ao SAMU Regional de Imperatriz. O Governo Federal contemplou 419 ambulâncias para 238 municípios em 22 estados.

O coordenador geral do SAMU Regional de Imperatriz, Alexsandro Freitas, disse que os novos veículos serão bem-vindos para atender a população dos municípios beneficiados. “Isso é um ganho, diria que é um marco, uma evolução no atendimento à população. Há anos não tínhamos uma renovação de frota, estávamos esperando o Governo Federal, que se comprometeu de até o final do ano renovar toda a frota do SAMU em todo território nacional, para aquelas ambulâncias com mais de 5-6 anos de uso”, disse.

Ainda de acordo com a coordenação regional, os municípios beneficiados estão com os carros das bases do SAMU com a média de 8 anos de uso, e em razão da utilização 24 horas por dia não aguentavam mais o serviço. A Regional de Imperatriz, além da sede, tem bases em 14 municípios com uma ou duas ambulâncias em cada uma.

Meta

O Ministério da Saúde informou texto postado em seu site, que a meta é renovar 100% da frota até o fim deste ano. Nesta etapa, serão doadas 419 novas ambulâncias em investimento da ordem de R$ 79,5 milhões. Várias ambulâncias já foram entregues para prefeitos de várias partes do país foi feita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Sorocaba (SP).

Saúde