Saúde

OUTUBRO ROSA

"Café com as Princesas" mostra força e superação de pacientes em tratamento de câncer

Terceira edição do evento foi realizada na manhã desta sexta-feira, 25

Publicado em: 25/10/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

"Café com as Princesas" mostra força e superação de pacientes em tratamento de câncer

Princesas são coroadas em evento da campanha Outubro Rosa. (Foto: João Rodrigues)

Emoção e gratidão marcaram o “Café da Manhã com as Princesas”, evento promovido uma vez por ano pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, para pacientes atendidos pelo Setor de Oncologia, do Centro de Especialidades Três Poderes e Unidade Móvel Oncológica. O secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano prestigiou o encontro realizado nesta sexta-feira,25. 

Durante quase duas horas, 45 mulheres em tratamento de câncer receberam homenagens com direito a desfile em tapete vermelho e coroação. Elas também ganharam apresentações musicais, teatrais, vídeo-documentário, sorteio de brindes e café especial.

Os momentos de maior emoção foram durante homenagem surpresa ao pedreiro José Luís Martins, 62 anos, que concluiu recentemente o tratamento de um câncer de mama, a homenagem em vídeo, recebida pela família de uma paciente que morreu durante tratamento e a apresentação do coral formado pelas princesas. Um casal de atores se apresentou durante a música “Jó” de Midiam Lima, composição de Delino Marçal, cantada pelo coral.

“Estamos homenageando estas mulheres guerreiras que fazem o tratamento de câncer, com entrega de brindes e aproveitando para reforçar a conscientização da população sobre a importância de fazer os exames preventivos”, destacou a coordenadora do evento e do “Ônibus da Prevenção”, Vilanice Batista.

Com 71 anos, 14 cirurgias, três delas para retirada de câncer o mais recente deles no rosto, Francisca Dominices, ficou emocionada com a homenagem. Mesmo diante dos desconfortos que um tratamento de câncer causa, ela se considerou vitoriosa e disposta a continuar no tratamento e incentivando outras mulheres a fazerem os exames preventivos.

Acompanhado da secretária adjunta, Mariana Jalles, o secretário Alair Firmiano se disse feliz com o trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal na área da saúde que dispõe de um centro de imagem que oferece aparelhos de ultrassom e de ressonância magnética de alta tecnologia.

“Momento emocionante que vimos aqui. Foram vários pacientes de câncer já curados, outros em fase de cura, o que mostra um trabalho bem feito que nós temos realizado à frente da Secretaria de Saúde e o prefeito Assis Ramos na Prefeitura de Imperatriz”, ressaltou Alair Firmiano. Especificamente sobre o Centro de Diagnostico de Imagem, Alair disse que Imperatriz tem feito sua parte e até mais do que muitos municípios no Brasil.

Durante o evento, o pastor evangélico Paulo Ronaldo Sousa, da Assembleia de Deus, fez uma oração pelas pacientes e pela gestão municipal. Após o término da ação, ele parabenizou a gestão pelo trabalho que vem sendo feito em prol da saúde pública da segunda maior cidade do Maranhão.

“Todo trabalho de prevenção é importante porquê a pessoa realiza o diagnóstico e o problema acaba sendo solucionado mais rápido, e a secretaria junto com o prefeito estão de parabéns pelo trabalho excelente que estão fazendo aqui no Complexo de Saúde dos Três Poderes. Tudo que vem para o bem do ser humano é benção de Deus, parabéns”, frisou.

Saúde