Saúde

OUTUBRO ROSA

Caminhada reforça alerta sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero

Evento iniciou na Avenida Industrial e foi até Rua Padre Cícero

Publicado em: 23/10/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Caminhada reforça alerta sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero

A Caminhada da Saúde teve um percurso de aproximadamente 7 km pelas ruas do Santa Rita. (Foto: João Rodrigues)

Uma multidão tomou as ruas do Grande Santa Rita nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira,23, na "5ª Caminhada da Saúde UBS-Santa Rita", em alusão à campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama e colo do útero.  

Profissionais lotados nas Unidades Básicas de Saúde, UBS, do Distrito Santa Rita, zona rural e pessoas da comunidade participaram da caminhada que teve um percurso de cerca de 7 km da Avenida Industrial até a Sorveteria 2 Irmãos, na Rua Padre Cícero.

Desde às 7h as pessoas começaram a chegar ao Avenida Industrial em frente a um posto de combustível de onde saíram em caminhada até a Avenida Newton Belo e Rua Padre Cícero até a sorveteria onde tiveram aulão funcional de dança e um café da manhã.

Durante o percurso, com dois trios elétricos, não faltou animação, a música da prevenção e grito de guerra da campanha. 

“Nosso pessoal da UBS São José veio em peso para esta caminhada porquê é importante fazer esse alerta para as mulheres se prevenirem do câncer”, disse a funcionária da UBS São José, Wilma Pontes de Sousa.

Profissional responsável pela vacinação na UBS Bom Sucesso, Wena Alves de Aquino, destacou a grande quantidade de pessoas que participaram da ação e a importância do alerta. “Essa caminhada é muito importante para a população e para nós da UBS que estamos nos aproximando mais da comunidade. No ano passado eu não estava, mas este ano participei vieram muitas pessoas e gostei muito”, frisou Wena Alves.

“Durante todo o ano fazemos atendimentos nas UBS e este mês intensificamos as ações com a campanha Outubro Rosa para ampliar o alerta às mulheres sobre a necessidade de fazer a prevenção ao câncer de colo de útero e de mama”, reforçou a coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco, que avaliou positivamente a caminhada.

A coordenadora da campanha “Outubro Rosa”, Thamisa Fialho comemorou o sucesso da caminhada com a participação de profissionais das UBS-Santa Rita, Bonsucesso, Boca da Mata, Vila Macedo e da zona rural, como Coquelândia.

“Esta caminhada foi muito boa, mas é apenas uma prévia para a grande caminhada de sábado da Praça Brasil até a Praça de Fátima, que tem a expectativa de reunir mais de 2 mil pessoas”, avaliou Thamisa.

Histórico

Desde o dia 1º de outubro a campanha “Outubro Rosa” vem sendo realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, em parceria com vários órgãos da administração municipal e iniciativa privadas como faculdades particulares.

Todas as UBS realizam ações exclusivas da campanha com atendimentos em saúde, beleza, sorteio de brindes entre outros. Também são realizadas blitz educativas, palestras e caminhadas, sendo que a próxima caminhada a tradicional “Caminhada Outubro Rosa” será no sábado, às 7h com saída da Praça de Fátima e chegada na Praça Brasil, Centro.

Saúde