Saúde

OUTUBRO ROSA

Caminhadas no Centro e Nova Vitória reforçam alerta de prevenção ao câncer

Atividades ocorreram no sábado, 26 de outubro

Publicado em: 29/10/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Caminhadas no Centro e Nova Vitória reforçam alerta de prevenção ao câncer

Caminhada do Centro iniciou na Praça de Fátima e finalizou na Praça Brasil (Foto: Patrícia Araújo)

Duas caminhadas promovidas pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, no fim de semana, serviram para reforçar o alerta da prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero em Imperatriz. Centenas de pessoas, entre profissionais das Unidades Básicas de Saúde, UBS e da comunidade participaram das ações da “Outubro Rosa”, pelas ruas do Centro e Nova Vitoria, no último sábado, 26.

Na parte da manhã, a caminhada saiu da Praça de Fátima, Centro, percorreu as ruas Simplício Moreira, Luís Domingues, Rua Amazonas e a Avenida Getúlio Vargas, até a Praça Brasil.

"Esta caminhada realmente é para enfatizar a importância da prevenção. Durante todo o mês de outubro a Prefeitura tem intensificado as ações e ampliado o número de atendimentos em todos os bairros de Imperatriz e povoados da zona rural. A mulher precisa ter conhecimento sobre o auto-exame e  precisa saber que se o câncer de mama e de colo do útero for descoberto cedo tem maior chance de cura”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos. 

Após a campanha Outubro Rosa, Janaína Ramos lembrou que será a vez do “Novembro Azul”, voltada para alertar os homens a procurarem as Unidades Básicas de Saúde, UBS, e a Unidade Móvel Oncológica para fazer o exame de próstata.

Coordenadora do Departamento de Atenção Básica, responsável pelas UBS entre outras ações, Sormane Branco, destacou que a caminhada “Outubro Rosa”, do Centro, é tradicional e integra uma das ações de promoção e prevenção da saúde.

“Durante todo este mês nós fizemos várias atividades, como caminhadas, palestras, consultas, exames e intensificamos a campanha para alertar sobre o câncer do colo do útero e de mama. Neste sábado fizemos mais uma caminhada muito bonita e mostramos para a população a importância da prevenção”, avaliou a secretária adjunta de saúde, Mariana Jalles.

Caminhada do Nova Vitória

No sábado à tarde foi a vez do Nova Vitória e bairros próximos participarem de mais uma caminhada. A ação teve início na porta da  Associação de Moradores do bairro e após percorrer várias ruas centrais, teve encerramento em frente a UBS. Muitas mulheres e homens se juntaram aos profissionais de saúde na atividade. A campanha será encerrada oficialmente no dia 31.

Saúde