Saúde

GESTANTES

Campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno é lançada em Imperatriz

Atividades serão realizadas por meio das redes sociais devido à pandemia.

Publicado em: 03/08/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno é lançada em Imperatriz

As palestras e outras formas de orientação serão divulgadas por meio de redes sociais oficiais da Prefeitura de Imperatriz e Atenção Primária à Saúde, além de grupos de WhatsApp. (Foto: Patrícia Araújo)

Com objetivo de incentivar o aleitamento materno, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira,3, mais uma edição campanha “Agosto Dourado”, no município de Imperatriz.

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio dos programas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança, lançou uma programação diferente este ano em razão da pandemia, em que ressaltam os benefícios da amamentação tanto para o bebe quanto para a mãe.

“Durante este mês, todos os anos, nós realizamos atividades educativas e divulgamos amplamente na mídia sobre a importância desse incentivo à amamentação, mas este ano não podemos aglomerar com caminhadas e outras atividades, por isso vamos reforçar a divulgação nas mídias”, explicou Renata Lima, que coordena o Programa de Atenção à Saúde da Criança.

As palestras e outras formas de orientação serão divulgadas por meio de redes sociais oficiais da Prefeitura de Imperatriz e Atenção Primária à Saúde, além de grupos de WhatsApp. Serão produzidos e divulgados nesses grupos de profissionais de saúde e de gestantes, vídeos de um minuto com mensagens diretas sobre as inúmeras vantagens do aleitamento materno.

Renata Lima lembra que ao comparecerem às Unidades Básicas de Saúde, UBS, para acompanhamento de rotina, as gestantes vão ter atividades exclusivas com todas as medidas sanitárias adotadas conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde, OMS.

“Como não vamos realizar grandes eventos, na UBS sempre têm duas, três ou quatro gestantes, no máximo, na sala de espera para consulta e então elas já vão participar de atividades educativas”, exemplificou. Outra ação da campanha “Agosto Dourado”, desta vez em parceria com o Hospital Regional Materno Infantil, será a de recolher frascos de leite que servirão para uso do Banco de Leite da maternidade.

Campanha de arrecadação de frascos

A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Thamisa Fialho reforça que a parceria é importante por que existe um binômio mãe e bebê e ambos só tem a ganhar com a amamentação exclusiva e destaca que seguindo este mesmo raciocínio os programas aderiram a campanha por arrecadação de frascos para o Banco de Leite do Regional Materno Infantil.

“Escolhemos cinco unidades de saúde em que as pessoas poderão deixar os frascos lá que vamos enviar para o Banco de Leite. Com essa pandemia o Banco de Leite precisa da nossa colaboração e, também, de doações de leite, uma vez que o estoque reduziu muito”, alerta.

As UBS que foram escolhidas como ponto de recebimento dos frascos são: Nova Imperatriz;  Vila Nova; Boca da Mata; Maria Aragão e Santa Rita.

Redes sociais

As redes sociais da Prefeitura são @prefeituradeiperatriz (Instagram) e https://www.facebook.com/PrefeituradeImperatriz/, além de @dabimperatriz. A programação de palestras e outras atividades educativas será divulgada nos vídeos curtos nos grupos de Whatspp.

Saúde