Saúde

OUTUBRO ROSA

Campanha de prevenção é intensificada na UBS Milton Lopes e Sedes

Mais de 500 mamografias são realizadas em outubro

Publicado em: 22/10/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Campanha de prevenção é intensificada na UBS Milton Lopes e Sedes

Além dos serviços preventivos do câncer, população realizou testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria Municipais de Saúde, Semus, intensifica nesta terça-feira, 22, ações do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde Milton Lopes e na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, que este ano segue com o tema "Entre de peito nessa luta". Serviços voltados à saúde da mulher, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, atividades físicas e palestras são realizadas com objetivo de prevenção do câncer de mama e colo do útero. 

A coordenadora da Saúde da Mulher, Thamisa Fialho, esclarece que as ações devem ser intensificadas dentro das UBSs. “A campanha é fortalecida ao longo desse mês, onde estamos revisitando as unidades de saúde trabalhando junto, à população, as ações do Outubro Rosa. A temática vem sendo abordada ao longo do mês pela gestão, Assis Ramos, que este ano alcançará a população das zonas rural e urbana”.

Para a gerente da UBS Milton Lopes,Terezinha Moura, a demanda da população por serviços voltados à prevenção do câncer de mama cresceu muito neste mês. “A atividade de hoje foi perpetuada pelo convite dos agentes comunitários de saúde na área. A coordenação da Saúde da Mulher disponibilizou uma média de 500 atendimentos, que serão agilizados para os pacientes das unidades”.

Disponível à população, o Teste Rápido é sigiloso e realizado sem burocracia. Seu resultado demora um uma média de 30 minutos. A enfermeira da unidade do Milton Lopes, Maksandra Dutra, explica como funciona o atendimento. “Inicialmente acolhemos o paciente e o encaminhamos para a sala do teste rápido, onde é aconselhado e orientado sobre o que é o teste. Esclarecemos sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, DST,  e investigamos a suscetibilidades desse usuário ter ou não alguma DST e já o preparamos para um possível resultado reagente ou não reagente”, relata.


A estudante de enfermagem, Jéssica Barbosa, realizou pela primeira vez o teste. Ela relata que “o exame é rápido e uma opção para a população se prevenir contra as DSTs. Se o resultado der positivo, o paciente é encaminhado para o complexo de saúde, para realizar o confirmatório, que são os exames laborais”. 

A usuária do Sistema Único de Saúde, Sus, Karina Silva, reafirma a importância da temática trabalhada. “As ações do Outubro rosa são importantes, pois alertam mulheres a se cuidarem mais na busca dos exames de prevenção contra o câncer. Muitas acabam descobrindo a doença tarde, então essas ações nos motivam e nos alertam para cuidarmos da nossa saúde”, declara a esteticista.

Saúde