Saúde

SAÚDE

Palestra orienta educadores sobre prevenção a traumas dentários

Programação faz parte de campanha promovida pela Semus

Publicado em: 21/03/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Palestra orienta educadores sobre prevenção a traumas dentários

As atividades da campanha encerram dia 22 de março (Foto: Assessoria)

Professores da rede municipal de ensino participaram na última terça-feira, 19, da palestra "Traumatismo Dentário - Cuidados iniciais", que faz parte da programação da I Campanha de Prevenção Trauma Face. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, em parceria com as secretarias municipais de Educação, e de Trânsito e Transportes. A campanha foi aberta na segunda-feira, 18, e encerra na sexta-feira, 22, com um mutirão de cirurgias para tratamento de fraturas na face de pacientes do Hospital Municipal de Imperatriz, Socorrão.

Para os representantes de várias escolas municipais, cirurgião-dentista Bruno Farias abordou sobre os cuidados iniciais e imediatos que devem ser tomados quando as crianças tiverem traumas dentários, que podem ocorrer por acidentes do cotidiano ou até mesmo a perda, inesperada de um dente. "Os educadores tinham bastante dúvidas e estão saindo daqui com essas informações para complementar o currículo deles, e serem agentes disseminadores nas escolas e em seu ambiente familiar’, avaliou.



"Vim para este evento para obter informações porque trabalho com crianças de 3 a 9 anos de idade, até para conhecer sobre os primeiros-socorros após acidente. São informações valiosas", aprovou Gizélia Oliveira Costa, coordenadora pedagógica.

Coordenadora da Escola Municipal Dom Afonso, localizada no bairro Ouro Verde, Ana Maria Salvador da Silva, considera importante a palestra e a iniciativa do Município. "Gostaria de parabenizar a campanha que nos alertou sobre necessidade de realizar os primeiros cuidados. São informações valiosas, principalmente para nós que trabalhamos com a criançada", declara. 

A secretária adjunta da Semus, Mariana Jales, avaliou a palestra como muito proveitosa pela participação ativa dos dirigentes escolares que fizeram muitas perguntas sobre o tema, demonstrando total interesse. Mariana lembrou que o evento inédito é resultado de uma preocupação da gestão,  por causa do grande número de acidentes de traumas de face e dentários. "É de fundamental importância que o Município, por meio da secretaria de Sáude promova mais eventos como esse. Uma sociedade informada é uma sociedade prevenida", destacou.

Em Imperatriz, 
dois locais estão aptos para receber casos de traumas dentários, são os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO´s), instalados nos bairros Três Poderes e Parque Anhanguera.

Saúde