Saúde

SAÚDE MENTAL

Caps Infantil promove ação na praia

As atividades são realizadas para fortalecer o tratamento dos usuários em outros espaços

Publicado em: 21/08/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Caps Infantil promove ação na praia

Os usuários do Caps participaram de inúmeras atividades na Praia do Cacau (Foto: Assessoria)

Dando continuidade às ações de fortalecimento dos cuidados com a saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial, Caps Infantil, realiza mais uma atividade com os pacientes na Praia do Cacau, nesta quinta-feira, 21. Ao todo, 50 pessoas participaram da ação, entre usuários, cuidadores, estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, familiares e colaboradores do Caps.

A proposta, de acordo com a coordenação da saúde mental de Imperatriz, que só neste ano já realizou diversas ações, é conscientizar a sociedade sobre o tratamento da saúde mental fora do ambiente clínico. A ideia é aproveitar os espaços públicos que Imperatriz oferece, para contribuir com o tratamento dos pacientes. Só neste ano, foram diversas ações realizadas extramuros pelo Caps de Imperatriz, como piqueniques e outras idas para a praia.

Maria dos Santos relata que seu filho é usuário dos serviços do Caps Infantil e se divertiu muito na praia. “Quando ele chegou foi andar no quadriciclo e ficou bem esperto. Esse momento não tem explicação, é bom para ele e para mim”. 

Já Cirleia Oliveira, mãe do Igor, que também é usuário da rede de saúde mental, diz que a socialização para tratar da sua saúde é algo indispensável. “Ele está no meio de outros adolescentes, o que é muito difícil acontecer, por causo do diagnóstico dele, o autismo, é difícil para ele conviver com outras pessoas”, comenta.

Dandara Torres, coordenadora do Capes Infantil, afirma como é significativo trazer os usuários para essas ações, principalmente com a presença da família e dos amigos. “A intenção é valorizar o lazer, a integração, socialização e contemplação de nossa beleza regional. Os familiares ficam emocionados quando seus filhos que são autistas, e os que possuem outros transtornos, conseguem integrar e socializar com os demais adolescentes e adultos”, finaliza.

Para muitas pessoas, sair da rotina é algo natural, mas para os pacientes do Caps é algo que renova e revigora as energias, fortalece o protagonismo de cada um, e melhora a qualidade de vida. 

A Defesa Civil também apoia o Caps nestas ações, além de possibilitar o lazer com segurança dos banhistas, levam os pacientes para passeio com quadriciclo. São realizadas atividades como alongamento, aquecimento, jogo de queimada, futebol, badminton. A equipe multiprofissional também esteve presente, com a realização do grupo de fortalecimento a vida do Caps III.

De acordo com a coordenadora da saúde mental do município, Kátia Carvalho, "a valorização e a promoção da saúde mental em Imperatriz fazem parte das diretrizes da gestão do prefeito Assis Ramos e do secretário de saúde, Alair Firmiano". 

Cuide da saúde mental

Em sintonia com o Ministério da Saúde, a coordenação da saúde mental de Imperatriz elenca alguns cuidados, considerados essenciais para manter a saúde mental em dia.

É importante não ficar isolado, consultar médicos de forma regular e procurar o tratamento terapêutico adequado. Manter o físico e a parte intelectual ativas são outras dicas, assim como alimentação saudável e boas relações de amizade e familiar.

Setembro Amarelo

O mês de setembro já está chegando e a coordenação da saúde mental, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, já adianta a programação em alusão à prevenção ao suicídio. Uma vasta programação será divulgada nos próximos dias para ser executada no Setembro Amarelo, com o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre o tema.

Saúde