Saúde

EVENTO

Com apoio da Prefeitura, Imperatriz receberá em julho Jornada Maranhense de Imunização

Profissionais de saúde que fazem parte da Atenção Básica do Município devem participar do evento

Publicado em: 26/06/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Com apoio da Prefeitura, Imperatriz receberá em julho Jornada Maranhense de Imunização

Todos os anos a SBim realiza jornadas sobre temas ligados a imunização e esta é a primeira vez que o Maranhão recebe o evento. (Foto: Assessoria)

Imperatriz vai receber em julho a 1ª Jornada Maranhense de Imunização, evento inédito no Estado que tem por finalidade promover a atualização de profissionais de saúde sobre temas ligados a vacinação. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site da entidade promotora da jornada www.sbim.org.br.

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, o evento será realizado nos dias 19 e 20 de julho no auditório do Imperial Hotel. Vários palestrantes de renome nacional sobre o tema estão confirmados.

O representante da Sociedade Brasileira de Imunização, SBIM, em Imperatriz, Rafhael Coêlho Figueiredo, que integra a organização, adiantou que a jornada vai abordar temas rotineiros, eventos adversos como as vacinas, calendários vacinais de cada faixa etária e, ainda, novidades sobre doenças que têm acometido a população no país recentemente como a dengue e a gripe.

Rafhael Coêlho destacou o apoio que vem recebendo de várias entidades e instituições de ensino. “Nós estamos contando com apoio da UFMA, da Associação Médica, Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Saúde para que nos ajudem na divulgação e na realização deste evento”, disse. Ele lembrou que o apoio da secretaria Municipal de Saúde é importante porque na rede de vacinação estão os profissionais como técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos eu trabalham na Atenção Básica.

Além da divulgação, a Semus vai participar enviando seus profissionais da Atenção Básica para participar da capacitação. “Nossa maior preocupação é o ressurgimento de doenças graves, como temos visto na região amazônica o ressurgimento do Sarampo, em alguns países da Poliomielite, e temos visto de vez em quando alguns surtos ou pequenas epidemias de gripe e de dengue, de meningite”, disse acrescentando que diante dessa situação o evento vem defender a importância de melhorar os índices de vacinação para evitar o ressurgimento de doenças que estavam controladas, erradicadas e também para evitar o aumento daquelas que hora por outra vem acometer a população.

Coordenadora da Vigilância em Saúde, Giselly Vieira, afirmou que o evento é bem-vindo. “Toda a população merece e tem por direito receber a vacinação de graça do Ministério da Saúde,  por isso o evento é de suma importância, por isso, a Prefeitura através da Semus tem dado total apoio”, disse.

Saúde