Saúde

INICIATIVA

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio conta com programação em Imperatriz

Prefeitura promove ações durante todo o mês da campanha Setembro Amarelo

Publicado em: 10/09/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio conta com programação em Imperatriz

Diálogo com profissionais da Atenção Básica tem sido a principal ação (Foto: Patrícia Araújo)

Equipes da Rede de Saúde Mental realizaram na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Rita, nesta sexta-feira (10), programação em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio. Servidores da unidade, comunidade, psicólogos e coordenadores dos CAPS's, conversaram sobre os transtornos mentais e os tipos de tratamento.

Desde a abertura e apresentação da programação no dia primeiro de setembro, as ações não pararam na cidade. Entre elas, o diálogo constante com profissionais da Atenção Básica, que são pessoas mais próximas da comunidade, e compreendem melhor as necessidades de cada paciente. Palestras também ocorrem em escolas e empresas.

“Vocês, Agentes Comunitários de Saúde são elo com sociedade. Conhecem o território e os pacientes. Quando eles chegam até a nós, já é em crise. Queremos cuidar desde o início, porém, não chega para a gente. A pessoa com depressão e transtorno mental, ela não foi encaminhada ou levada por alguém”, disse a coordenadora da Rede, Kátia Carvalho.

“O paciente que é assistido no atendimento especializado dentro do CAPS ou no Ambulatório de Saúde Mental vai evoluir positivamente. Ele sai da atenção especializada e volta para atenção primária, porque não tem necessidade de ser atendido pelo especialista no CAPS. Quando ele estiver bem, vai para a comunidade. Por isso a atenção básica tem a base na comunidade. E hoje nós temos equipes preparadas para acolher”, também reforça o coordenador do Caps III, Patrício Silva.

A técnica em enfermagem da UBS, Rosangela Almeida, participou da ação e também compreende a importância de tratar e acolher o paciente ainda no início. “É uma ação muito importante para a população. A gente tem que apoiar as pessoas, acolher e dar assistência necessária para eles. O resultado é de êxito muito grande, o paciente chega triste e a gente acolhe, no fim gera até amizade”.

Pedal Amarelo

Com tema tema deste ano “Agir Salva Vidas”, , a campanha Setembro Amarelo vai contar com a próxima ação, um passeio ciclístico a favor da vida. Marcado para o próximo dia 26, o Pedal Amarelo é realizado pela Rede de Saúde Mental em parceria com Imperial Shopping e outras empresas da cidade. Interessados em participar podem doar 1kg de alimento e comprar a camisa, e concorrer a uma bike e diversos brindes. Mas não é obrigatório para se inscrever, pois o evento é gratuito. 

A camisa vai ser vendida no Imperial Shopping a partir do dia 15. Já a concentração para o Pedal inicia às 6h.

Saúde