Saúde

SAUDE

Encontro com médicos abre capacitação para servidores da Atenção Primária do Município

No primeiro módulo do curso foi abordado temas como Diabetes e Hipertensão

Publicado em: 22/03/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Encontro com médicos abre capacitação para servidores da Atenção Primária do Município

Encontro abriu capacitação para profissionais de saúde (Foto: IMADRONEBR)

O Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEPs, realizou na manhã desta quinta-feira, 21, um encontro com médicos, enfermeiros e odontólogos servidores da Atenção Primária do Município numa faculdade de Imperatriz. O evento abriu oficialmente uma programação de seis módulos de um curso de formação para Agentes Comunitários de Saúde, ACS.

O encontro contou com a presença do secretário de Estado Extraordinário de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, que ministrou palestra na qual atualizou e esclareceu os profissionais de saúde sobre os desafios que aparecem diariamente na Atenção Básica com enfoque no manejo clínico sobre Hipertensão e Diabetes.

"Atenção Primária é a menina dos olhos do SUS, é importante que todo profissional nessa área, se atualize constantemente para dar o melhor atendimento aos usuários e assim consequentemente desafogar os hospitais municipais’’, disse a coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Manoel Alves, explicou que a capacitação iniciada nesta quinta-feira é composta por dois módulos voltada para Agentes Comunitários de Saúde, mas no primeiro momento foi estendida como reflexão para médicos e enfermeiros.

Pelo cronograma, os agente de saúde foram divididos por distritos, as atividades foram realizadas em sala de aula, no campus do Centro da Universidade Federal do Maranhão, UFMA. Ao todo serão oito horas de aulas teóricas. Em seguida, os agentes vão para as Unidades Básicas de Saúde, onde vão executar o que aprenderam.

O primeiro grupo referente ao distrito de Vila Nova e Vila Cafeteira vai para as unidades de saúde com o compromisso de apresentar os resultados ou socialização do que experimentaram no campo, no dia 3 de abril em sala na UFMA.

O segundo grupo de ACS, dos Distritos do Santa Rita e Bacuri vai passar o dia 26 de março nas unidades básicas de saúde onde vai coletar informações e elaborar trabalho a ser apresentado, também, no dia 3 de abril. Depois os grupos irão socializar suas vivências.

Saúde