Saúde

CONSCIENTIZAÇÃO

Blitz alerta sobre prevenção ao câncer de mama

Unidade Móvel Oncológica vai intensificar os trabalhos no Outubro Rosa em Imperatriz

Publicado em: 01/10/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Blitz alerta sobre prevenção ao câncer de mama

As atividades em alusão ao Outubro Rosa devem acontecer até o final do mês (Foto: Regilson Borges)

O mês de outubro chegou, e com ele, as atividades de prevenção contra o câncer de mama realizadas pela Prefeitura de Imperatriz. Foi nesse sentido que a Unidade Móvel Oncológica realizou blitz educativa na Avenida Dorgival Pinheiro de Souza, no Centro da cidade, na manhã desta terça-feira, 01, para chamar atenção sobre a importância da prevenção e conscientização.  

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, vai intensificar essas e outras ações durante todo o mês.Coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista, destaca que “o mês é dedicado para a conscientização do câncer de mama. E a Semus, por meio da Unidade Móvel, está realizando essa blitz rosa, para conscientizar as mulheres sobre o quanto é importante realizar os exames preventivos”.

Em Imperatriz, cerca de oito mil mulheres são atendidas pelo serviço de Oncologia. E por mês, uma média de 25 são encaminhadas para a biópsia de mama. A enfermeira Sanny Érika, sabendo da responsabilidade de cuidar da sua saúde, já realizou a mamografia. “Como profissional da área da saúde temos de nos prevenir e dar exemplo. Eu fiz o exame foi rápido e não é desconfortável, na Unidade Móvel, e o resultado chegou em média de 7 dias”, comenta.

É importante destacar que quanto mais as mulheres buscam a prevenção, aumenta a possibilidade de cura, caso sejam diagnosticadas com o câncer. Por isso, podem buscar ajuda na Unidade Básica de Saúde, UBS, do seu bairro. Basta levar o cartão do SUS, documento de identificação com foto e comprovante de endereço. Além da possibilidade da Unidade Móvel, que também reforça o atendimento nos bairros da cidade.

Câncer de mama

Mais comum de ser encontrado nas mulheres, mas também pode acontecer com os homens, em casos raros, o câncer de mama é uma doença que afeta as células da mama e podem se multiplicar de maneira anormal, causando um tumor.

A recomendação é que as mulheres com 40 anos ou mais realizem o exame clínico das mamas anualmente. Já para as mulheres entre 50 e 69 anos, a mamografia deve ser realizada a cada dois anos, mesmo que não sinta nenhum sintoma. A mamografia é um exame simples que permite descobrir o câncer o quanto antes, quanto o tumor ainda é pequeno.

Sintomas

Um dos sintomas mais comuns nas mulheres pode ser um caroço no seio ou embaixo do braço, que pode surgir com ou sem dor. Já a pele da mama pode ficar semelhante a uma casca de laranja.

Programação

Nesta semana, a programação da Unidade Móvel Oncológica durante todo o mês de outubro vai seguir para a Casa do Idoso Feliz, no dia 02; e de 03 à 08, estará na UBS da Vila Cafeteira.

 

Saúde