Saúde

MEDIDA

Imunobiológicos são descentralizados para o Socorrinho

Estoque farmacêutico conta com vacina antirrábica e soros antiescorpiônico e anticrotálico

Publicado em: 11/01/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Imunobiológicos são descentralizados para o Socorrinho

Descentralização é uma parceria com a coordenação da Vigilância em Saúde . (Foto: Patrícia Araújo)

Prefeitura, por meio do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII - Socorrinho, disponibiliza para pacientes, desde o dia 26 de dezembro de 2020, vacina antirrábica e soros antiescorpiônico e anticrotálico. A descentralização é uma parceria com a Vigilância em Saúde e tem objetivo de proporcionar um atendimento focado na humanização.

De acordo com o diretor do HMII, Vitor Pachelle, “a prestação de serviços do hospital é pautada nas diretrizes do Sistema Único de Saúde, em que o acolhimento do paciente e a valorização do trabalho e do trabalhador são metas da instituição. Com a descentralização da vacina e dos soros, a farmácia do Hospital Municipal Infantil otimiza os serviços prestados e o tempo de atendimento”, relata.

Sobre as doses da vacina antirrábica, a coordenadora geral da Vigilância em Saúde, Giselly Vieira Gomes, explica que a descentralização contempla fins de semana e feriados. As doses estão à disposição da farmácia do Socorrinho, otimizando o tempo da equipe de enfermagem e médica, da criança e seu acompanhante. “Essa parceria melhora a qualidade do atendimento e da informação da notificação. O que significa que a unidade é um ponto de referência para usuários, que tem ali um local que podem contar no caso de serem mordidos por algum animal”.

De acordo com a coordenadora da farmácia do Hospital Infantil, Monice Abrantes, além do hospital, “a vacina antirrábica continua com oferta nas Unidades Básicas de Saúde. Já os soros antiescorpiônico e anticrotálico são ofertados diretamente no Socorrinho. Anteriormente, os imunobiológicos ficavam armazenados no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI -Socorrão, e quando passamos a ofertar o serviço, diminuiu o tempo de espera e a logística”.

De acordo com o Instituto Butantam, a vacina antirrábica é indicada para a prevenção da raiva em crianças e adultos e pode ser administrada antes e após a exposição, como vacinação primária ou como dose de reforço. O Soro Anticrotálico é utilizado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de serpentes, já o Antiescorpiônico é para casos de acidentes por picadas de escorpiões.

 

 

 

Saúde