Saúde

OUTUBRO ROSA

Mulheres participam de atividades físicas na Praça União

Campanha continua até o dia 31 com atividades de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama.

Publicado em: 08/10/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Mulheres participam de atividades físicas na Praça União

O aulão de atividades físicas foi na Academia da Saúde com acompanhamento de profissionais. (Foto: João Rodrigues)

Mulheres dos bairros Beira-Rio, Caema e Bacuri, participaram, na manhã desta terça-feira, 8, de mutirão de atividades físicas na Academia da Saúde da Praça União, como parte da extensa programação da campanha “Outubro Rosa”, que tem como tema “Entre de peito nessa luta”. A ação contou com a participação de educador físico, fisioterapeuta e em seguida foi servido um lanche preparado por uma nutricionista com frutas.

As Unidades Básicas de Saúde, UBS, abriram as portas normalmente, mas por questões de espaço as atividades foram transferidas para a Praça União. No mutirão também foram realizadas aferição de pressão arterial e blitz na rua D. Pedro II, em frente à Universidade Aberta do Brasil, UAB, para distribuir material informativo sobre a importância da prevenção ao câncer de colo uterino e do câncer de mama para motoristas e motociclistas que passaram pelo local.

“Nós estamos desenvolvendo várias ações simultâneas dentro da cidade, não só prestando serviços como consultas e preventivos, mas como a atividade de hoje na Praça União com atividades físicas em parceria com o pessoal do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, NASF”, disse a coordenadora da campanha, Thamisia Fialho.

Gerente da Unidade Básica de Saúde Bacuri I, Janaína Barroso Feitosa, aprovou a ação da campanha que reuniu servidores de três UBS no mesmo local. “Estamos tendo uma grande representatividade pela comunidade, as mulheres estão procurando a unidade para realizarem exames de prevenção”, disse. 

Anão participou das atividades físicas, mas gostou de ter sido atendida com a aferição de pressão arterial. Já a professora de Biologia, Rafaela Oliveira, disse que “desde o primeiro momento participei das atividades físicas na praça e acho que elas são muito importantes para nos manter ativos e saudáveis”. 

Outras ações

Na UBS do Parque do Buriti foram realizadas diversas atividades como palestra sobre os direitos da mulher, aula de zumba, coffee break e distribuição de lembrancinhas.

 

Saúde