Saúde

OUTUBRO ROSA

Mutirão de atendimentos é realizado na Unidade Básica de Saúde da Vila Macedo

Ação atraiu dezenas de mulheres e atingiu as expectativas da coordenação.

Publicado em: 22/10/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Mutirão de atendimentos é realizado na Unidade Básica de Saúde da Vila Macedo

Atividades fazem parte da campanha “Outubro Rosa” promovida pela Prefeitura de Imperatriz (Foto: Assessoria)

Mulheres dos bairros Vila Macedo, Sol Nascente, Santo Amaro e parte do São José e Imigrantes ganharam um mutirão de atendimentos nesta segunda-feira, 21, na Unidade Básica de Saúde, UBS, Vila Macedo.

Como parte da campanha “Outubro Rosa” promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, foi ministrada uma palestra sobre prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama, servido um café da manhã, além de atendimentos nas áreas de saúde e beleza.

A programação foi aberta oficialmente com a palestra ministrada pela enfermeira Kely Cristina Araújo, responsável pela gestão da UBS atualmente, a nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, NASF, Alzira Cassemiro da Silva e o farmacêutico Fábio Nascimento que falaram sobre o auto-exame das mamas e a importância da alimentação saudável.

“Ensinamos como é feito o auto-exame das mamas, como surge o câncer de mama que é a primeira causa de óbito entre as mulheres, foi servido café da manhã e fizemos sorteio de atendimentos em manicure, pedicure, corte de cabelos e de brindes”, ressaltou Kely Cristina.

A ação envolveu todos os servidores da UBS e ainda duas estagiárias do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, UFMA.

“Gostei muito da palestra que trouxe orientações sobre como se prevenir de doenças, principalmente o câncer. Acho importante o posto realizar essas ações para orientar a população”, disse a dona-de-casa Sebastiana das Neves de Sousa. Residente no Parque São José, ela disse que não costuma realizar prevenção todos os anos, mas por causa das ações da campanha, resolveu procurar a UBS.

Dentre as mulheres que estavam na fila para fazer as atividades, estava a dona-de-casa Janiscleia Alencar. “Olha venho todos os anos fazer o exame de preventivo e digo que toda mulher precisa fazer, também, para ter uma saúde melhor”, aconselhou.

Atendimentos

A ação especial ocorreu das 8h às 17h, mas quem não teve como participar pode procurar a UBS a partir desta terça-feira, 22. Os atendimentos com orientações e exames contra o câncer são disponibilizados na rede pública de saúde durante todo o ano.

Saúde