Saúde

OUTUBRO ROSA

Nova Imperatriz é contemplada com ações de prevenção do câncer

Programação incluiu exames, aferição de pressão, atividades físicas e testes rápidos

Publicado em: 10/10/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Nova Imperatriz é contemplada com ações de prevenção do câncer

Ações seguem durante todo os mês nos bairros da zona urbana e povoados da zona rural. (Foto: Patrícia Araújo)

A campanha da Secretaria Municipal de Saúde, Semus,  Entre de Peito Nessa Luta, desenvolve ações voltadas ao mês de prevenção ao câncer de mama e colo do útero conhecido mundialmente como Outubro Rosa. A ação desta quinta-feira, 10, desenvolvida pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, na Unidade Básica de Saúde, UBS, da Nova Imperatriz tem objetivo de alertar a população, sobre a importância dos exames de prevenção da doença aliada à atividade física, para uma melhor qualidade de vida.

A enfermeira, Jordanna Nunes, coordenadora da Unidade Básica de Saúde da Nova Imperatriz, explica que os cuidados de prevenção ao câncer, apesar de intensificados no mês de outubro, devem acontecer durante o ano inteiro.  Ela destaca as ações que, “estão voltadas para as atividades físicas e rodas de conversa sobre violência doméstica e a prevenção do câncer de mama e colo do útero”.

A UBS recebeu colaboração de faculdades de Imperatriz para desenvolvimento das ações. A enfermeira da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Bruna Carvalho, esclarece que “temos o módulo Fundamentos e Práticas da Assistência Médica, onde trabalhamos patologias e doenças. Nesse momento, estamos voltados para a hipertensão e diabetes, exames vitais, anamnese e exames físicos”. 

Junto às atividades desempenhadas pelos acadêmicos, foi elaborado um folder explicativo sobre o Outubro Rosa, como forma de rastrear e se possível detectar a doença, para um tratamento precoce. O estudante de medicina Arthur Rickson, enfatiza que “a experiência de hoje, de trabalhar no Outubro Rosa é muito importante, pois o câncer de mama afeta muitas mulheres no Brasil e o estudo dessa temática com a população é fundamental”.

A usuária do Sistema Único de Saúde, Sus, Jandira Martins, dona de casa, 62 anos, ressalta a importância da campanha. “Antes morriam muitas mulheres com o câncer de mama e útero, mas a ciência avançou em relação à saúde das mulheres e dos homens. Este ano, 2019,  já fiz todos os meus exames e anualmente eu os realizo”. 

De acordo com a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Rafaela Targino,os serviços ofertados na UBS à comunidade são de “solicitações de mamografia, exames de prevenção, aferição de pressão, antropometria - peso, altura, circunferência de cintura e circunferência de quadril são utilizadas para o diagnóstico do estado nutricional; glicemia; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C além das atividades física e educativa voltadas para as mulheres”.

A assistente social do NASF da Nova Imperatriz, Evandra Leão, explica que a abordagem sobre a temática da violência doméstica é válida. “Orientamos as mulheres a procurar as redes de atenção à mulher para que ela seja acolhida. Entendemos que tudo que tudo que é relativo à saúde é importante”, esclarece.

Vera Lívia Siqueira, farmacêutica do NASF da Nova Imperatriz, afirma que objetivo da campanha do Outubro Rosa é “conscientizar as mulheres da importância de realizar os exames de prevenção para a detecção precoce da doença. Falamos de prevenção do câncer, mas na verdade o que existe é a detecção precoce e quanto mais cedo acontece maiores são as chances de um tratamento adequado e cura”. 

A atividade física aliada a uma boa alimentação ainda é um diferencial destacados por muitos profissionais na área da saúde. O educador físico do NASF da Nova Imperatriz,  Rodrigo Carvalho, pontua que “a atividade física vai trazer uma condição melhor para a pessoa combatendo e prevenindo algumas doenças”.

Segundo a enfermeira Rafaela Targino, a demanda pelos exames da saúde da mulher apresentaram um aumento significativo. “A procura aumentou desde setembro, com pedidos de mamografia e exames preventivos do colo de útero. O autoexame é uma forma de reconhecer o próprio corpo, o que não excluiu a necessidade dos exames, pois a mamografia detecta nódulos tão pequenos que as mãos não seriam capazes de identificar”.

Os serviços de saúde a mulher são gratuitos e para ter acesso basta ter em mãos o cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, comprovante de endereço, documento de identidade com foto. Ações seguem durante todo os mês nos bairros da zona urbana e povoados da zona rural. 

Saúde