Saúde

PREVENÇÃO

Outubro Rosa segue agenda com mutirão de serviços

Prevenção e diagnóstico precoce são os melhores meios de combate ao câncer

Publicado em: 18/10/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Outubro Rosa segue agenda com mutirão de serviços

Ações esclarecem população sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. (Foto: Arquivo)

O Centro de Referência de Assistência Social,Cras, do Bacuri e as Unidades Básicas de Saúde, UBSs, dos bairros Bom Sucesso, São José, Boca da Mata, Santa Inês e Santa Rita realizam, nesta sexta-feira,18, mutirão de serviços voltados à prevenção do câncer de mama e útero. Os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, fazem parte das ações da campanha que este ano trabalha o tema "Entre de peito nesta luta".

Os serviços ofertados à população foram aferição da pressão arterial, atendimento de ginecologia, coleta de PCCU que acontece durante todo do dia na UBS do Bom Sucesso, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C além de uma manhã de beleza com corte e escovação de cabelo, design de sobrancelha e limpeza de pele. As palestras abordaram temas como: Os tratamentos disponíveis dentro do município de Imperatriz para as mulheres acometidas de câncer, Câncer de Mama e do Colo do Útero.

Para a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, “as ações do Outubro Rosa foram intensificadas na gestão do prefeito Assis Ramos, que neste ano objetiva atingir a zona urbana e rural, com palestras e serviços voltados à prevenção do colo de útero e mama. Estamos esclarecendo que o autoexame das mamas e a prevenção do colo uterino ainda são os principais meios de prevenir ou até mesmo diagnosticar a doença em fase inicial, o que facilita e muito as chances de cura”.

Para a coordenadora da UBS do Santa Rita, Darildes Souza, “a campanha atende mulheres que procuram, de forma espontânea, as Unidades Básicas de Saúde, além de contemplar outros atendimentos. O foco é conscientizar a população em realizar os exames necessários para a prevenção do câncer e orientar sobre os mecanismos de apoio existentes na rede pública de saúde”, esclarece.

A ação desta sexta-feira conta com profissionais das mais variadas áreas da saúde como médicos, enfermeiros e acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem. Para uso dos serviços de saúde é necessário ter em mãos o cartão do Sistema Único de Saúde, SUS de Imperatriz; comprovante de endereço e documento de identidade. 

Saúde