Saúde

SAÚDE

Prefeitura capacita médicos e enfermeiros para Unidade Coronariana do Socorrão

O treinamento será realizado em três etapas

Publicado em: 27/05/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Prefeitura capacita médicos e enfermeiros para Unidade Coronariana do Socorrão

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais participam do treinamento nas dependências do refeitório do HMI (Foto: IMADRONEBR)

Profissionais que atendem no Pronto-Socorro Adulto do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, conhecido como Socorrão, estão sendo qualificados para realizar atendimento especializado na Unidade Coronariana e Semi-Intensiva Cardiovascular, a primeira unidade pública do sul do Maranhão, entregue à população na última terça-feira, 21.

Com o tema "Abordagem prática do paciente com dor torácica na emergência do HMI: Do ECG aos cuidados na unidade coronariana" a capacitação tem sido realizada em três etapas, a primeira foi realizada logo no dia seguinte da inauguração do espaço, 22 de maio, a segunda etapa será na quarta-feira, 29, e a última no dia 5 de junho. Além de palestras que vem sendo realizadas para os profissionais no refeitório do hospital.

O treinamento inteiro vai abordar os seguintes assuntos: O reconhecimento da dor torácica; Noções Básicas do ECG no IAM com Supra e abordagem inicial e os cuidados pré e pós angioplastia, sob a coordenação da cardiologista e hemondinamicista, Mayara Viana, atual responsável pelas avaliações dos pacientes no pronto-socorro do HMI.

A diretora-geral do HMI, Marília Carvalho, destacou que a capacitação é muito importante dentro do processo de atendimento aos pacientes, aproveitou para  destacar que os profissionais que participam do curso são médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e demais profissionais que atendem na “porta de entrada” do pronto socorro adulto.

A diretora explicou ainda que a capacitação é estratégica para o funcionamento da unidade coronariana. "O Prefeito Assis Ramos preocupado em melhorar a assistência oferecida aos pacientes atendidos no HMI, possibilitou as condições para o treinamento e capacitação da equipe de profissionais que atendem no pronto atendimento do HMI", disse a diretora-geral.

O secretário de saúde, Alair Firmiano destacou o empenho da gestão em criar a unidade coronariana, que segundo ele, exige uma capacitação especial dos profissionais do HMI. “O atendimento da unidade coronariana não é um atendimento comum, é um atendimento que tem que ser mais ágil e que tem que ter um conhecimento específico. Por isso fizemos a capacitação dos funcionários que vão trabalhar com a unidade coronariana e agora estamos também qualificando os demais porque o pronto-socorro é quem faz a triagem dos pacientes”, ressaltou.

Saúde