Saúde

SAÚDE

Prefeitura de Imperatriz vai executar programa federal Educanvisa

Alunos de quatro escolas municipais, do 1º ao 5º ano, serão atendidos pelo projeto

Publicado em: 10/04/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Prefeitura de Imperatriz vai executar programa federal Educanvisa

Secretária adjunta Mariana Jales participa de reunião para a implantação do projeto Educanvisa (Foto: IMADRONEBR)

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio das secretarias municipais de Saúde, Semus, Educação, Semed, firmaram parceria para a execução do programa federal Educação em Vigilância Sanitária, Educanvisa. Quatro escolas da rede municipal de ensino, que ainda serão definidas, vão receber o projeto neste semestre.

Como o próprio nome já sugere, o Educanvisa é um programa educativo criado em 2006 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que desenvolve ações que visam melhorar as relações de consumo de produtos e serviços sujeitos à fiscalização da vigilância sanitária. 

O primeiro passo do programa consiste na formação de parcerias entre o Município e a Anvisa para adesão ao programa, por intermédio da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual, -SuAnvisa. Em seguida os técnicos realizarão a capacitação de professores e uma equipe da Divisão de Vigilância Sanitária Municipal terão a missão de levar orientações ao público-alvo em escolas que serão previamente definidas pela Semed.

A diretora da Vigilância Sanitária Municipal, Márcia Figueredo informou nesta quarta-feira, 10, logo após a primeira reunião de trabalho sobre o projeto, que dentre os temas que serão abordados aos estudantes estão Hábitos de Vida Saudável, Agrotóxicos, sobre prazo de medicamentos entre outros. “Outros municípios do Maranhão já aderiram ao programa em anos anteriores. Imperatriz vai aderir agora pela primeira vez, sendo que a princípio são quatro escolas, mas outras escolas deverão receber também o projeto", ressaltou. 

A secretária adjunta de saúde, Mariana Jales, afirmou que o projeto é de grande importância por mostrar o papel da Vigilância Sanitária e ações que vão garantir mais saúde para a população. “Este programa é muito importante para a cidade e mostra a atenção que o nosso prefeito está tendo com a saúde”, finalizou.

Também participaram da reunião, a pedagoga da Vigilância Sanitária, Valdenice Ribeiro e a pedagoga e enfermeira Elisângela Balbino Lago Cunha, que atua no Setor de Prevenção nas Escolas, SPE,da Secretaria Municipal de Educação.

Saúde