Saúde

OBRAS

Reforma do CAPS III deve ser entregue ainda este mês

Melhorias trarão mais comodidade aos usuários e boas condições de trabalho para os servidores municipais

Publicado em: 14/09/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Reforma do CAPS III deve ser entregue ainda este mês

Obras contribuem para humanização do atendimento aos pacientes (Foto: Patrícia Araújo)

Obras de reforma e ampliação do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera que abriga o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS III, seguem avançando. De acordo com o cronograma, o serviço de intervenção deve ser entregue até o final deste mês.

As melhorias devem contribuir tanto para o trabalho dos servidores, quanto para o atendimento dos usuários. De acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Saúde, Dionatas Oliveira, já foi realizado “no setor do CAPS III toda instalação do setor elétrico, hidráulica e sanitária, além do revestimento cerâmico na parede, que antes não tinha, assim como nos corredores e nas enfermarias”, conta.

Há mais de oito anos o Complexo de Saúde não recebia nenhuma intervenção estrutural. Depois das tratativas da Semus, a reforma iniciou em fevereiro de 2020, com previsão de entrega agora no segundo semestre.

A reforma e ampliação também conta com piso cerâmico novo, que antes era de borracha; instalação de portas e janelas, forro PVC, que já está todo instalado, e climatização das enfermarias. Foi construída uma cozinha e lavanderia novas na área externa, quadra para prática de esportes, área de convivência e uma horta. Parte externa também recebeu uma repaginada.

Realização dos atendimentos não pararam. A coordenadora da Rede de Saúde Mental, Kátia Carvalho, explica que as melhorias na estrutura contribuirão para conceder mais avanço aos trabalhos da saúde mental na cidade, que mesmo neste período não pararam. “Cuidar da saúde mental da população é essencial, principalmente neste período de pandemia”, conclui.

SOBRE O CAPS

Os CAPS são responsáveis por serviços direcionados às pessoas que apresentam transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno bipolar, obsessivo-compulsivo e com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

Saúde