Saúde

SERVIÇOS

UPA Municipal São José realiza mais de 260 mil atendimentos em 2020

De 20 de julho à 31 de dezembro mais de 9 mil pessoas foram atendidas com síndrome gripal

Publicado em: 12/01/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

UPA Municipal São José realiza mais de 260 mil atendimentos em 2020

Unidade voltou a atender demandas de urgência e emergência, criando ala exclusiva para pacientes de Covid-19. (Foto: Patrícia Araújo)

Prefeitura de Imperatriz, por meio da Unidade de Pronto Atendimento, UPA, São José realizou mais de duzentas e sessenta mil atividades em 2020 e mais de 7 mil atendimentos a pacientes com quadro de síndrome gripal.

Sobre as atividades desenvolvidas pela unidade, o primeiro quadrimestre (janeiro a abril) se destaca com mais de 150 mil procedimentos, dentre eles acolhimento, administração de medicamentos na atenção especializada, atendimento médico, avaliação antropométrica, coleta de material para exame, debridamento de úlcera, eletrocardiograma, glicemia capilar bca-c, inalação/nebulização, remoção em ambulância, retirada de pontos de cirurgias básicas, curativo, excisão de lesão e sutura de ferimento da pele anexos e mucosa, incisão e drenagem de abscesso, orientação em grupo na atenção especializada, atendimento multiprofissional para atenção às pessoas em situação de violência sexual, orientação em grupo na atenção especializada, escuta inicial (acolhimento à demanda espontânea) o que totaliza 150.170 procedimentos.

Já no segundo quadrimestre (maio a agosto), as ações realizadas foram mais de 57 mil, dentre elas medicamentos administrados, classificação de risco, aferição da pressão arterial, consulta médica pediátrica e clínico geral, observação de até 24h, avaliação antropométrica, coleta de materiais para exame, consulta de enfermagem, consulta de assistente social, eletrocardiograma, glicemia capilar, inalação e nebulização,  transferência, atividade educativa, escuta inicial, raio-x sutura e curativo com o total de 57.483 atividades.

O último quadrimestre (setembro a dezembro), o ano encerrou com mais de 60 mil procedimentos realizados, dentre eles classificação de risco, administração de medicamentos,  aferição de pressão arterial, observação, consulta médica avaliação antropométrica, coleta de material para exame, consulta com enfermeiro, consulta com assistente social, eletrocardiograma, glicemia capilar, inalação e nebulização, remoção de ambulância (transferência), retirada de pontos, curativo, sutura, atividade educativa com assistente social, escuta inicial com assistente social o que soma 60.614 atividades.

Em 2020 foram realizadas o total de 268.267 atividades.

Para a diretora da UPA São José, Jordanna Nunes, “as ações realizadas pela UPA apresentam números significativos, levando em consideração o quadro de pandemia da Covid-19, instaurado na cidade. Nos adaptamos para que a população pudesse contar com os serviços de urgência e emergência, evitando assim encaminhamentos para os hospitais da cidade”, conclui.

Os números de pacientes atendidos com síndrome gripal, de 20 de julho à 31 de dezembro, somam 9.688 atendimentos, destes 1716 realizaram o teste rápido de Covid-19, de acordo com a janela imunológica, em que 424 testaram positivo e 1.277 testaram negativo para a doença.

Com o cenário de Covid-19, a UPA São José  passou a atender exclusivamente pacientes com sintomas da doença, mas com a diminuição do número de casos e da procura por atendimento, a unidade voltou às demandas de urgência e emergência. Para casos confirmados ou suspeitos do novo coronavírus foi criado uma ala exclusiva, em que pacientes com outras patologias não possuem contato.

Saúde