Notícias

SAÚDE DO HOMEM

Secretaria de Saúde apoia ação da campanha Novembro Azul

O secretario de Saúde, Alair Firmiano, participou da palestra e tirou dúvidas sobre câncer de próstata

Publicado em: 06/11/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde apoia ação da campanha Novembro Azul

O secretário de saúde, Alair Firmiano, ministra palestra para estudantes, professores e comunidade na Unisulma (Foto: João Rodrigues)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, promove anualmente a campanha “Novembro Azul”, com várias atividades, e vem fortalecendo as parcerias com a iniciativa privada. Nesse sentido, o secretário municipal de saúde, Alair Firmiano, e a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem, PSH, Acileia Pereira, participaram nesta quarta-feira, 6, de uma palestra promovida pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma.

Alair Firmiano falou para uma plateia de aproximadamente duzentas pessoas por meia hora, ocasião em que tirou duvidas e respondeu perguntas de internautas.

“Nós participamos de um evento organizado pela Unisulma, mas com o apoio e colaboração da Secretaria de Saúde na campanha Novembro Azul. Após assistir a palestra do colega Bruno Oliveira, ele teve que sair, e eu respondi as perguntas da plateia, e até de professores, um evento que foi muito importante”, avaliou o titular da Semus.

Dentre as pessoas que assistiram a palestra estava o aposentado Francisco Gonçalves de Almeida, natural de Caxias, que quis saber sobre o motivo de alterações em seu exame de PSA. Alair, que é urologista há vários anos respondeu a pergunta dele. “Achei uma palestra muito boa, e ainda tirei minha dúvida”, comemorou o aposentado.

A coordenadora do programa, Acileia Pereira parabenizou a faculdade pela organização do evento e a parceria. “Foi uma palestra muito boa e como sempre digo, a gestão do prefeito Assis e do secretário Alair nos deixa a vontade para trabalhar e irmos a todos os locais, desde faculdades a grande firmas e isso é muito bom para o sucesso da campanha”, comemorou a coordenadora.

Unidade Móvel Oncológica

Após a palestra, Alair Firmiano visitou a Unidade Móvel Oncológica que está atendendo na Praça Mané Garrinha este mês dentro da campanha “Novembro Azul’.

“Nós fomos até a Unidade Móvel que está na Praça Mané Garrincha onde constatamos que ontem e hoje já foram atendidos mais de duzentos homens, um serviço importante da Secretaria Municipal de Saúde que se refere ao diagnóstico precoce do câncer de próstata que é o intuito da campanha”, destacou secretário.

Ação na zona rural

A campanha “Novembro Azul” terá uma ação nesta quinta-feira, em Coquelândia, provado que fica nas margens da “Estrada do Arroz”. O secretário vai ministrar uma palestra durante esta ação que vai marcar, também, a inauguração do auditório da Unidade Básica de Saúde do povoado, a partir das 19h.

Notícias