Serviço

OPORTUNIDADE

Crianças assistidas pelo CRAS Bom Jesus são beneficiadas com emissão gratuita de documentos

Iniciativa promove cidadania e facilita acesso das famílias na retirada de RG e CPF

Publicado em: 29/03/2019 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Crianças assistidas pelo CRAS Bom Jesus são beneficiadas com emissão gratuita de documentos

Ao todo 35 assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social tiveram a chance retirar seus documentos pessoais (Foto: Patrícia Araújo)

Para crianças e adolescentes do bairro Bom Jesus, a manhã desta sexta-feira, 29, foi bem especial. O dia foi marcado por uma ação de cidadania, promovida pela Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, em parceria com o Viva Cidadão. Ao todo 35 assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social tiveram a oportunidade de retirar o Registro Geral, RG, e Cadastro de Pessoa Física, CPF, de forma gratuita, sem enfrentar fila e sem a necessidade de agendamento por parte da família. 

Essa é segunda vez que a Sedes beneficia a comunidade com os serviços do programa cidadão mirim, que oferta além da gratuidade na emissão de primeira via dos documentos, atividades de conscientização sobre direitos e deveres com base nas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, como também, orientações sobre importância dos documentos pessoais.

“Ano passado foram atendidos 25 jovens e agora 35. Essa iniciativa faz com que eles sintam como é exercer o ser cidadão de direitos e deveres”, ressaltou a secretária Janaina Ramos.  Ela explica que muitas pessoas do bairro por falta de informação e de condições financeiras, às vezes não se atentam para emitir esses documentos previamente, por isso além de agendar o atendimento coletivo, a equipe da secretaria leva os familiares em um veículo do Município e os acompanha durante o processo. 

A lavradora Irenilde Viana Rocha, aproveitou a oportunidade para emitir documentos dos seus 
filhos de 9 e 13 anos. “Eles só tinham tinham registro. Onde eu morava não precisava para nada aí nunca fui tirar. Agora aqui em Imperatriz precisa para tudo, é para o bolsa família, para o Cad Único. Essa oportunidade foi boa demais, achei maravilhoso, porque como são dois e isso dificulta por causa os gastos, eu teria despesa com passagem, alimentação, e com as taxas”, ressaltou Irenilde, recém chegada em Imperatriz, vindo de Governador Nunes Freire. 

Quem também foi beneficiada foi a vendedora Maysa Amanda do Nascimento, que levou filhas de 4 e 9 anos para tirar RG e CPF. “Minha maior dificuldade era tempo para agendar e depois ainda vir esperar horas na fila. Pelo Cras cheguei aqui as 8h e as 9h já saimos com o número do CPF em mãos, e com  o comprovante de cadastro do RG. Foi muito bom porque todos os procedimentos prévios já haviam sido feitos pela equipe do Cras”, comemorou. 

Segundo a coordenadora do Cras, Charllany Caitano, as famílias não terão trabalho nem de voltar no Viva para pegar os RG’s quando estiverem prontos, pois eles serão entregues no próprio Cras. “Dessa forma a gente facilita acesso porque alguns beneficiários não tem condições nem de se locomover por falta de dinheiro para pagar a passagem. E esse serviço está previsto dentro da política de assistência social, uma vez que nosso trabalho é voltado para atender a família e seus indivíduos de acordo com suas necessidades de forma a promover autonomia”, pontuou.

Serviço