Serviço

PRESERVAÇÃO

Prefeitura faz alerta sobre queimadas

Somente no mês de setembro foram registrados no Brasil mais de 90 mil casos

Publicado em: 19/10/2017 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura faz alerta sobre queimadas

Fazer uso de fogo, está sujeito a multa de R$1.000 por hectare ou fração de hectare de área queimada. Provocar incêndio é crime, com reclusão de dois a quatro anos e multa (Foto: Joceir Júnior)

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, o ano de 2017 já é considerado o 2° ano com maior número de queimadas da história, avaliando o período entre janeiro e setembro, com 185 mil focos, perdendo apenas para 2010. Os índices no Maranhão também são alarmantes, e tem o maior registro em seis anos. São mais de 18 mil queimadas somente este ano. O aumento no número de incêndios florestais, em relação ao ano passado, é de 76%.

Em Imperatriz, as queimadas são proibidas, e ocorrem geralmente de forma criminosa ou acidental, por exemplo quando uma pessoa joga pontas de cigarro em terrenos baldios. “Fazer uso de fogo, está sujeito a multa de R$1.000 por hectare ou fração de hectare de área queimada. Provocar incêndio é crime, com reclusão de dois a quatro anos e multa”, alerta a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda, para os cuidados e prevenção às queimadas.

A secretária lembra que fazer queimadas sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduz a cobertura vegetal, diminui a fertilidade do solo e compromete a qualidade do ar e consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

“Apesar da prática de queimadas ser uma questão cultural e antiga, a população deve fazer sua parte e tomar atitudes simples, como não tocar fogo no lixo doméstico e só realizar queimada em áreas rurais para o preparo do solo para plantio, atividade que deve ter autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, SEMA”, informou Rosa.

Aspectos importantes a serem observados antes de fazer uso de fogo em zona rural:

Além da obrigatoriedade de apresentar licença ambiental, para fazer uso dado fogo em zona rural, é necessário observar alguns fatores como: temperatura, umidade do ar, direção do vento, a queimada deve ser feita sempre no início da manhã ou no final da tarde. Os vizinhos devem ser informados com no mínimo, três dias de antecedência, é necessário manter uma equipe no local da queimada do início ao fim, com abafadores, bomba costal, etc.

 

Serviço