Serviço

SAÚDE

Projeto Gestão Itinerante visa desburocratizar atendimento e reduzir filas na Saúde

Marcação de exames e consultas agora serão oferecidos diariamente

Publicado em: 08/08/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Projeto Gestão Itinerante visa desburocratizar atendimento e reduzir filas na Saúde

Coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco, desenvolve uma extensa agenda de visitas e vistorias nas Unidades Básicas de Saúde. (Foto: Patrícia Araújo)

A humanização no atendimento da população quanto aos serviços das Unidades Básicas de Saúde, UBS, tem passado profundamente por transformações. O cenário de filas que se formavam pela madrugada nas portas das unidades, para a marcação de exames e consultas começa a mudar com a priorização dos serviços na área, que passa a contar agora com pré-agendamentos.

A Atenção Primária à Saúde desenvolve o projeto Gestão Itinerante A Gente Faz, com o objetivo de melhorar os serviços de atendimento ao público, de maneira eficaz, rápida e pontual desburocratizando serviços, eliminando filas e oportunizando esclarecimentos que normalmente só estavam disponíveis nos setores físicos da atenção primária.

Para o militar, Eguiberto Torres, a execução do projeto terá um saldo positivo. “Não havendo filas para a marcação de exames será ótimo, pois para tudo que fazemos há filas gigantescas!”. 

A Secretaria de Saúde descentralizou os serviços das Unidades Básicas de Saúde e implantou, em agosto de 2018, o agendamento de consultas e exames especializados por meio de distritos. Hoje a secretaria terá um novo fluxo de atendimento que possibilitará a marcação de consultas diárias por meio de pré-agendamentos, em qualquer uma dos 19 distritos. O objetivo é evitar a formação de filas nas portas das unidades. 

A coordenadora geral de atenção básica aponta os motivos sobre as filas e esclarece como será resolvido. “A demanda é muito grande, atendemos o dobro da população, que são as pessoas que vêm de outras cidades. A auditoria irá gerenciar os agendamentos, não será mais necessário filas nas unidades”, explica. 

De acordo com o secretário de Saúde, Alair Firmiano, essa logística foi definida para dar mais qualidade aos usuários da rede pública municipal. “Objetivo maior da gestão do prefeito Assis Ramos é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela saúde, descentralizando e tornando os serviços mais acessíveis”, esclareceu.

A coordenação itinerante seguirá com um cronograma mensal, divulgado nas redes sociais da prefeitura, que contará com a visita da coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco, a assessoria técnica e uma supervisora, com o objetivo de fiscalizar os serviços oferecidos e garantir um atendimento digno e de qualidade para a população.

As  visitas iniciaram na UBS Milton Lopes  e seguem de acordo com o cronograma:

- Quinta-feira (tarde) 08/08
UBS Vila Lobão

- Sexta-feira (tarde) 09/08
UBS Nova Imperatriz

- Sexta-feira (tarde) 12/08
UBS Nova Vitória

- Quinta-feira (tarde) 15/08
UBS Maria Aragão

- Sexta-feira (manhã) 16/08
UBS Camaçari

Serviço