Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Agentes de Trânsito Mirim participam de formação e palestras educativas nas escolas

Palestras são realizadas em escolas, faculdades, empresas e instituições em Imperatriz

Publicado em: 18/06/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Agentes de Trânsito Mirim participam de formação e palestras educativas nas escolas

Alunos do projeto Agente de Trânsito Mirim passam por formação (Foto: Gil Carvalho)

Os alunos inscritos no projeto Agentes de Trânsito Mirim, da Prefeitura de Imperatriz, participaram na semana passada de formação com palestras educativas realizadas nas escolas Ipiranga, Jucimar Rodrigues e Morada do Sol. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, por meio da coordenação de Educação para o Trânsito.

Medida visa despertar nos alunos o senso de cidadania no trânsito, bem como conscientizar os pais da necessidade de mudanças comportamentais para segurança no trânsito e reflexão sobre o papel de cada um tem na educação no trânsito.

“Essas palestras e o projeto visam chamar atenção para mudanças de atitudes, mostrando dados estatísticos que causam prejuízos materiais e perdas de vidas. Senão ainda, aquelas pessoas acamadas sem possibilidade de locomação”, observa a coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda.

Segundo ela, “é preciso alertar a sociedade que na maioria das vezes os acidentes de trânsito são ocasionados pela imperícia, imprudência, alta velocidade, avanço de sinal vermelho, de preferenciais e alcoolemia. O uso de celular enquanto dirige é outro agravante cada vez maior em ocorrências de acidentes de trânsito”, exemplifica.

Teresinha Miranda ressalta que o motorista deve refletir sobre as consequências, pois no trânsito, o sentido é a vida. “Perca um minuto de seu tempo, mas não perca a vida em segundos”, recomenda.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, destaca a importância das campanhas de trânsito na sensibilização de motoristas e pedestres visando reduzir cada vez mais o número de ocorrências e de acidentes com vítimas fatais nas vias urbanas de Imperatriz. “Temos realizado educação para o trânsito em escolas, faculdades, empresas e instituições com objetivo de reduzir esses índices estatísticos”, concluiu.

Trânsito e Transportes