Trânsito e Transportes

CAPACITAÇÃO

Agentes de trânsito participam de curso de Libras

Objetivo é facilitar a comunicação envolvendo surdo durante ocorrências

Publicado em: 28/09/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Agentes de trânsito participam de curso de Libras

Agentes de trânsito e administrativo da Setran participam de capacitação em Libras (Foto: Assessoria)

Com objetivo de melhorar cada vez mais a prestação de serviços à comunidade, além da inclusão e respeito, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, realizou nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28, a primeira etapa do treinamento sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

De acordo com o diretor Executivo da Setran, Ráder Leão, curso visa preparar os agentes de trânsito e o setor administrativo para o atendimento de ocorrências que tenha o surdo como envolvido. “Essa capacitação é indispensável para melhorar a comunicação entre os agentes públicos e o cidadão, independente de sua condição ou limitação”, ressaltou.

O agente de trânsito, Alcione Bueno, coordenador do setor de Transportes, observa que durante o serviço de policiamento viário nas ruas e avenidas da cidade acabam se deparando com ocorrências envolvendo surdo. “Eles (surdos) tentam se comunicar, mas não entendemos, situação de constrangimento para nós e os envolvidos”, destacou.

Ele ilustrou ocorrência registrada na semana passada na Vila Lobão, envolvendo um surdo, situação que dificultou a comunicação entre ambos, fato que levou à Secretaria de Trânsito e Transportes a oferecer, em curto prazo, o curso de Libras para os agentes de Trânsito e demais servidores do órgão. “Vamos ter ainda a segunda etapa do curso com 30 horas”, concluiu.

Trânsito e Transportes