Trânsito e Transportes

PÉ NA FAIXA

Blitz educativa conscientiza uso do cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil

Panfletos foram distribuídos a pedestres e motoristas para orientar sobre ações

Publicado em: 18/10/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Blitz educativa conscientiza uso do cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil

Motoristas recebem panfletos e orientações sobre utilização do cinto de segurança durante blitz educativa (Foto: Gil Carvalho)

Conscientizar motoristas para o uso do cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil, cadeirinha ou assento de elevação para crianças, foram temas abordados na blitz educativa realizada na manhã desta quinta-feira, 18, no cruzamento da Rua Sousa Lima, com a Avenida Getúlio Vargas, Centro. Panfletos foram distribuídos aos pedestres e motoristas. Medida visa prevenir acidentes com vítimas fatais em Imperatriz.

Atividades foram definidas para serem destacadas neste mês de outubro, em todo país, pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran. A coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, destaca que o projeto "Pé na Faixa" voltou a ser realizado nas quintas-feiras, depois da intensa semana de atividades da Campanha Nacional de Trânsito com palestras em escolas, universidades, empresas e instituições.

“É preciso conscientizar também os pedestres para que façam a travessia na faixa com segurança, devendo sinalizar com a mão solicitação de parada do veículo para que dê preferência ao cidadão”, ressalta. Motoristas receberam ainda orientações de agentes e instrutores sobre a importância da utilização do cinto de segurança e dispositivos de segurança para crianças.

Ao receber panfletos e orientações, o motorista Cleber Seles considerou positiva a ação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, que ao invés de punir motoristas infratores, tenta na blitz conscientizá-los sobre a necessidade de utilização do cinto. “Percebo que alguns motoristas ainda insistem em trafegar sem o cinto de segurança nas vias da cidade, colocando em risco a sua própria vida”, frisou.

Ele também observou que a maioria dos condutores de veículos passou a respeitar o direito do pedestre de atravessar a faixa com segurança, principalmente em frente escolas e instituições.

Trânsito e Transportes