Trânsito e Transportes

PREVENÇÃO

Campanhas ajudam na redução de acidentes de trânsito em Imperatriz

Dados são utilizados para identificar trechos críticos e planejar ações

Publicado em: 02/07/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Campanhas ajudam na redução de acidentes de trânsito em Imperatriz

Agentes de trânsito orientam motoristas sobre procedimentos de segurança no trânsito (Foto: Gil Carvalho)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, informa que Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão, dispõe de um sistema de informação modelo em termos de registro de acidentes em vias municipais. Os dados dos registros são utilizados para identificar trechos críticos e planejar ações com o objetivo de reduzir a quantidade de acidentes graves. 

Segundo o secretário Leandro Braga, a estrutura de fiscalização e a presença de agentes de trânsito são fundamentais para inibir as infrações e também dar mais segurança para todos os usuários. Para potencializar os recursos, “deve-se realizar análises estatísticas no processo de planejamento operacional, buscando identificar os pontos críticos e a melhor forma de atuar sobre eles, seja com fiscalização, sinalização, infraestrutura ou educação”.

Leandro Braga destaca ainda que “várias causas de acidentes com mortes podem ser combatidas pela realização maciça de campanhas educativas, chamando a atenção dos condutores para os principais motivos associados aos acidentes, como: a desatenção no trânsito (o uso de celular na direção), o consumo de álcool e o desrespeito às normas de trânsito como a ultrapassagem em locais proibidos e o excesso de velocidade”.

Campanhas aconteceram de forma perenes, quase uma por dia no ano passado, e tiveram foco direcionado ao público-alvo traçado no projeto de comunicação, jovens e trabalhadores. “A tendência nos últimos anos tem sido a realização de campanhas com imagens chocantes para que os motoristas despertem para a seriedade do problema”, frisa o secretário. 

Nas palavras do prefeito Assis Ramos, “nenhuma morte no trânsito é aceitável. Os investimentos com a contratação de mais 25 agentes de trânsito em 2017, e novo concurso em andamento para mais 30 agentes, a instituição do videomonitoramento e da fiscalização da velocidade, são elementos que se somam ao objetivo de zerar as mortes no trânsito em nossa cidade.”

Estatística

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, apontam que foram atendidos de janeiro até novembro de 2019, 2.271 acidentes de trânsito que deixaram 2.846 vítimas e 19 mortos em Imperatriz. Em média, o serviço prestou assistência a sete acidentes de trânsito por dia. Por sua vez, o setor de estatísticas da Secretaria de Trânsito e Transportes contabilizou uma média de 36 avanços de preferencial por mês resultando em acidentes.

Seguindo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, ligado ao Ministério da Economia, em publicação já no mês de julho de 2020, considerando o número de óbitos de Imperatriz, 19 mortos no ano passado, chegando ao valor de R$12.631.599,00, (doze milhões, seiscentos e trinta e um mil, quinhentos e noventa e nove reais).

Victor Amorim, agente de trânsito e especialista em Gestão e Legislação de Trânsito, pontua que "em acordo com o que apontou o estudo do IPEA, os custos dos acidentes de trânsitos de cada acidente no Brasil, envolvendo vítima fatal, custou à sociedade brasileira a bagatela de R$664.821,00. Esse tipo de acidente respondeu por menos de 5% do total de ocorrências, mas representou cerca de 35% dos custos totais, indicando a necessidade de intensificação das políticas públicas de redução não somente da quantidade dos acidentes, mas também da sua gravidade."

Integram estes custos, os valores de custos institucionais e danos patrimoniais (danos materiais, remoção/pátio e perda de carga), componentes de custos associados aos veículos (danos patrimoniais) e componentes de custos associados às pessoas (como atendimentos pré-hospitalares, hospitalares, pós-hospitalares), sendo a maior parte, a perda de produção, correspondendo ao percentual de 62% desses custos , associados às vítimas dos acidentes.

Com informações prestadas por Vitor Amorim

Trânsito e Transportes