Trânsito e Transportes

EXPOIMP 2018

Credenciamento de carroças para cavalgada começa nesta sexta-feira

Medida disciplina participação dos veículos de tração animal durante cavalgada

Publicado em: 28/06/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Credenciamento de carroças para cavalgada começa nesta sexta-feira

Veículos de tração animal deverão observar regras disciplinadas pela Setran (Foto: Edmara Silva)

O credenciamento de veículos de tração animal, que participarão da cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária de Imperatriz começa nesta sexta-feira, 29, das 8h às 12h, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, na Avenida Pedro Neiva de Santana, Vila Redenção I. O prazo limite se estenderá até a próxima quinta-feira, 5 de julho.

De acordo com o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, explica que no ato do credenciamento o proprietário da carroça deverá assinar termo de responsabilidade se comprometendo a não ingerir bebida alcoólica; transportar no máximo quatro passageiros; obedecer o percurso estabelecido e orientações das autoridades de trânsito; ser maior de 18 anos e estar com o veículo devidamente adesivado em local legível.

“O veículo de tração animal deverá ser de material compatível com o porte físico do animal e observar os critérios de segurança de saúde, além de serem vedados abusos e maus tratos com os animais”, recomenda. Ele alerta ainda que o proprietário que “abandonar a carroça, durante o percurso e após a cavalgada, estacionar nas calçadas e em frente a garagens, pode ser punido com aplicação de multas”.

O secretário ressalta ainda que além de ser exigência legal, é uma prioridade da gestão municipal garantir todas as condições para uma festa segura e organizada. "O animal utilizado deverá estar em boas condições, limpo e alimentado para um bom desempenho na cavalgada, bem como será proibida utilização de animal cego, ferido, enfermo, mutilado e fêmeas em estado de gestação ou amamentando”.

O coordenador de Transportes, Alcione Bueno, observa que “a carroça é um veículo de tração animal e que deverá obedecer todos os itens do Código de Trânsito Brasileiro – CTB”. “Nós aconselhamos que não sejam transportados menores consumindo bebidas alcoólicas, evitando irregularidades, bem como às normas que foram estabelecidas pelo termo de responsabilidade assumido pelos proprietários", finalizou.

Trânsito e Transportes