Trânsito e Transportes

HOMENAGEM

Dia do Motociclista será lembrado nesta sexta-feira

Ação conta com distribuição de panfletos e orientações sobre utilização da faixa de retenção para motos

Publicado em: 26/07/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Dia do Motociclista será lembrado nesta sexta-feira

Será realizada ação de conscientização com faixas, cartazes e distribuição de panfletos aos motociclistas (Foto: Patrícia Araújo)

Para comemorar o Dia do Motociclista, lembrado nesta sexta-feira, 27, será realizada ação de conscientização com faixas, cartazes e distribuição de panfletos, das 7h às 9h, no cruzamento das avenidas Dorgival Pinheiro e Ceará, no Centro. Evento, promovido pela concessionária Motoca, conta com parceria da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, através do núcleo de “Educação para o Trânsito”.

O diretor executivo da Setran, Ráder Leão, garante que o órgão realiza semanalmente ações de conscientização aos condutores de veículos, indo nas empresas, faculdades, escolas e instituições. Ele explicou que na ação desta sexta, agentes de trânsito orientarão motociclistas sobre a forma correta de utilizar a nova sinalização implantada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa. " A faixa de retenção exclusiva para motos objetiva melhorar a segurança viária de motociclistas, organizar o trânsito e reduzir os acidentes”, garante.

De acordo com dados do Detran-MA, Imperatriz possui atualmente frota de 75.843 motocicletas e motonetas, que corresponde a 51,44% dos veículos em circulação na segunda maior cidade do estado. Maioria das vítimas que se envolve em acidente é condutor de motos, aponta levantamento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.

Thamyla Costa, auxiliar de recursos humanos da concessionária, considera "importante a mobilização para despertar, cada vez mais, a conscientização dos motociclistas em Imperatriz".

Dia do Motociclista

A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas de ter um dia comemorativo oficial para os motoqueiros. Em 27 de julho de 1974, morreu o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves - proprietário da Concessionária Honda de Sorocada, São Paulo - o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado nesta data, em homenagem ao ex-mecânico.

Trânsito e Transportes