Trânsito e Transportes

TRÂNSITO

Dia do Pedestre é celebrado com blitz educativa

Objetivo é de conscientizar população sobre importância da travessia em local adequado

Publicado em: 08/08/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Dia do Pedestre é celebrado com blitz educativa

Blitz marca comemoração do Dia do Pedestre, lembrado em 8 de agosto (Foto: Patrícia Araújo)

Em comemoração ao Dia do Pedestre, lembrado em 8 de agosto, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, através do Núcleo de Educação para o Trânsito, realizou nesta quarta-feira, na Avenida Bernardo Sayão, cruzamento com a Rua Maranhão, Nova Imperatriz, blitz educativa com entrega de panfletos e orientações sobre travessia segura da população de Imperatriz.

Atividade teve objetivo de conscientizar pedestres para evitar riscos de acidentes de trânsito na faixa. “O pedestre é, via de regra, o componente do trânsito mais frágil, sendo que, deveria ser o mais protegido, por isso, realizamos com frequência blitz educativa para orientá-lo”, pontua o secretário de Trânsito, Leandro Braga.

Ele observa que “a gravidade é que condutores de veículos também são pedestres, pois se não cuidarem da integridade e seguranças das outras pessoas, estão colocando em risco sua própria vida ao saírem de seu veículo”. “A Setran intensificou, desde o começo da gestão do prefeito Assis Ramos, palestras educativas nas faculdades, escolas, instituições e nas ruas através do projeto ‘Pé na Faixa’ realizado nas quintas-feiras”, enfatizou.

Leandro Braga destaca ainda o reforço da sinalização, principalmente a pintura de faixas de pedestres e a instalação de placas de travessia de escolares e de advertência em frente às escolas, igrejas, cruzamentos e instituições.

Ao participar da blitz, o professor Humberto Santos avaliou que “é preciso levar em consideração o quesito educação, permitindo que o cidadão tenha o direito de passar na faixa de pedestre”. “A pessoa, desta forma, estará respeitando o direito que já foi concedido, pois acho super importante que seja feito isso. É um gesto de cidadania!”, finalizou.

Dicas de segurança – Travessia na faixa de pedestre

- Não utilize telefone celular ou fones de ouvido enquanto estiver atravessando a rua, pois eles podem dificultar que você ouça carros se aproximando; Atravesse sempre na faixa e somente quando o sinal de pedestres estiver verde.

- Não atravesse entre os carros parados, mesmo que o sinal esteja fechado.

- Quando for atravessar a via com criança, sempre segure-a pelo pulso, e quando for com animais ou objetos volumosos, como sacolas, segure-os com firmeza para que os objetos não caiam ou o animal não fuja.

Trânsito e Transportes