Trânsito e Transportes

PREVENÇÃO

Foliões devem utilizar transporte público ou privado durante o período carnavalesco

Objetivo é evitar que o motorista dirija sob efeito de álcool

Publicado em: 20/02/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Foliões devem utilizar transporte público ou privado durante o período carnavalesco

Agentes de trânsito intensificam fiscalização durante o período carnavalesco nas ruas e avenidas de Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

Os foliões que forem brincar o período carnavalesco no circuito da jardineira na Praça da Cultura devem dar prioridade ao transporte público [ônibus, táxi e mototaxi] ou privado [motorista por aplicativo], evitando dirigir sob efeito de álcool nas ruas e avenidas de Imperatriz. A orientação é do agente Alcione Bueno, coordenador de Transportes da Secretaria Municipal de Trânsito, Setran.

Segundo ele, o motorista que for flagrado pela fiscalização bêbado ao volante durante o período carnavalesco poderá pegar multa de até R$ 2,9 mil, além de ser conduzido à Delegacia de Polícia Civil, pagar fiança para não ficar detido, responder processo criminal e pode perder o direito de dirigir.

“Se beber, o folião deve optar por utilizar o transporte público ou privado, evitando circular pelas ruas de Imperatriz, sob pena de ser flagrado pela fiscalização que será intensa com mais de 50 agentes de trânsito, além da presença dos órgãos de segurança pública”, recomenda.

Alcione Bueno reitera que a Setran desenvolve campanha educativa com distribuição de panfletos e orientação dos foliões para que, se for dirigir, não beba. “Folia e cerveja, pule fora da direção”, esse é o slogan da campanha deste ano que está sendo feita nas vias de Imperatriz. “O importante é salvar vidas, evitando dirigir embriagado pelas ruas de Imperatriz”, diz.

RECOMENDAÇÕES DURANTE O PERÍODO DE CARNAVAL

Dê preferência à utilização do transporte coletivo;

Respeite a sinalização de trânsito;

Obedeça as orientações dos agentes da Setran;

Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações das interdições;

Caso seja necessário, para garantir a segurança de todos, os agentes da Setran podem fazer alterações na organização dos bloqueios;

Trânsito e Transportes