Trânsito e Transportes

TECNOLOGIA

Nova sinalização eletrônica aumentará a segurança viária em Imperatriz

Medida vai permitir racionalizar, otimizar e potencializar o uso de recursos humanos, materiais e serviço de fiscalização

Publicado em: 19/05/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Nova sinalização eletrônica aumentará a segurança viária em Imperatriz

Equipes trabalham na montagem dos equipes de reforço da sinalização viária em ruas e avenidas de Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Com investimentos em tecnologia de ponta, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, investe na montagem e criação do Centro de Segurança Municipal (CSM). Ação agrega em um único local os serviços do sistema de videomonitoramento, central de radiocomunicação, a Rede de Transmissão de Dados (RTD) e a central semafórica que será instalada. Medida permite racionalizar, otimizar e potencializar o uso de recursos humanos e materiais no serviço de fiscalização de trânsito em Imperatriz.

Estes sistemas, explica o secretário de Trânsito, Leandro Braga, integram o centro articulado de ações dos órgãos públicos e concessionários de serviços do município objetivando monitorar o funcionamento da cidade, prevenir e informar situações de riscos e, principalmente, coordenar ações urgentes atuando em casos como acidentes de trânsito, policiamento e grandes eventos.

“A central semafórica que será instalada é o que existe de melhor em sistemas de informação e comunicação, pois realizará fiscalização eletrônica de velocidade em pontos estratégicos da cidade, visando reduzir substancialmente o número de acidentes”, ressalta ele, que garante que os novos equipamentos proverão respostas cada vez mais rápidas da equipe aos eventuais problemas, especialmente no Centro.

De acordo com Leandro Braga, “os serviços contratados de implantação e manutenção do sistema semafórico, englobando, serviços de instalação, treinamento, manutenção e reposição de peças para apoio ao sistema viário urbano do município de Imperatriz visam à melhoria, onde ocorrerá uma redução significativa das falhas dos semáforos e uma maior fluidez no trânsito, resultando em uma maior segurança viária”.

“Nós entendemos que os investimentos em infraestrutura para melhoria das condições viárias, com sinalização, melhorias de pontos críticos, monitoramento de tráfego via central semafórica representam uma pequena parcela de investimentos que podem salvar vidas e poupar recursos em saúde e horas, paradas”, conclui.

Trânsito e Transportes