Trânsito e Transportes

ESTACIONAMENTO

Nova Zona Azul exclui 30% das ruas e garante comércio aquecido

Ruas como Santa Teresa, Dom Pedro II e XV de Novembro estão fora

Publicado em: 19/07/2018 por Kayla Pachêco

Secretaria de Trânsito e Transportes

Nova Zona Azul exclui 30% das ruas e garante comércio aquecido

Nova redação do decreto preserva e reforça gratuidades para públicos prioritários (Foto: Patrícia Araújo)

O novo decreto de criação da Zona Azul, formato que vai ser adotado para a ocupação legal, racional e com rotatividade das áreas permitidas para estacionamento de veículos nas ruas comerciais de Imperatriz, exclui mais de 30% dos espaços que antes estavam demarcados e deixam de fora vias importantes e muito próximas dos principais corredores, gerando opção para quem não quer ou não pode pagar e também para quem trabalha nas proximidades, como é o caso dos comerciários.

As vagas agora reservadas para o estacionamento rotativo caem de 7.250 para 5.066, deixando de fora ruas como a Dom Pedro II, a XV de Novembro e a Santa Teresa; metades da Simplício Moreira, da Coronel Manoel Bandeira e da Godofredo Viana, e trechos de corredores com a Ceará e Rio Grande do Norte.

O novo formato atende sugestões da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, das pessoas que se manifestaram via redes sociais e busca adequar colocações feitas por vereadores que entendem a necessidade de ver Imperatriz ordenada e com o jeito da cidade grande que ela já é – explica o Secretário de Trânsito, Leandro Braga.

Para os comerciários, ficam como opções áreas da Praça Tiradentes, como a rua que vai do canto do Hospital Materno Infantil ao fundo dos Correios, por trás do camelódromo, ou as transversais a partir da Ceará, além de todas as demais que não sejam Getúlio Vargas, Dorgival Pinheiro, Sousa Lima e Bom Futuro.

O grande objetivo é deixar todas as opções possíveis para quem quer ir ao comércio, reaquecer o movimento das lojas que cai na medida que o desconforto da falta de estacionamento obriga os fregueses a enveredarem pelas facilidades da internet. Sem vendas, o comércio desemprega. Com mais movimento, esse comércio amplia as contratações e a economia se fortalece – lembra Braga.

A desordem que hoje se vê nessas rua e avenidas, Ceará, Getúlio Vargas, Dorgival e Bernardo Sayão, fazem de Imperatriz uma das campeãs nacionais em multas por estacionamentos em locais proibidos e em filas duplas. Foram 18.975 multas só nos primeiros seis meses deste ano, 10.269 só por causa da falta de alternativas como a Zona Azul.

A nova redação do decreto preserva e reforça gratuidades para quem tem 60 anos ou mais, para portadores de deficiências e para gestantes. Também quem possui carro, mas não tem garagem, fica estabelecido o direito de estacionar de graça na porta de casa, desde que retire na Setran sua licença para isso.

Trânsito e Transportes