Trânsito e Transportes

SEGURANÇA VIÁRIA

Pintura de faixas garante mais segurança aos pedestres

Durante um mês já foram pintadas 30 faixas em diversos bairros da cidade, incluindo o centro

Publicado em: 08/05/2020 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Pintura de faixas garante mais segurança aos pedestres

A segurança dos pedestres e a conscientização dos motoristas colaboram para o sucesso da implantação das faixas na cidade (Foto: Setran)

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Setran, está pintando novas faixas de pedestres para garantir a segurança de toda a população durante a travessia nas vias em Imperatriz.
 
Trabalhando diariamente na pintura das faixas, os servidores dão prioridade sempre às avenidas e ruas com maior fluxo de veículos e de pessoas, além de atenderem pedidos da população onde o fluxo de pedestre é maior.
 
Segundo o Engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Rayol, desde a segunda quinzena do mês de abril, as atividades foram retomadas e até o momento foram revitalizadas cerca de 30 faixas de pedestres,em diversos bairros. Para ele, essa ação é importante para dar segurança ao pedestre ao transitar nas ruas e avenidas, além de controlar a velocidade dos veículos. "Essas faixas que foram pintadas recentemente, se situam  próximo ao calçadão, na Rua Simplício Moreira, perto da Praça de Fátima, e as outras são as que ficam localizadas nas proximidades do calçadão, na intercessão em T, da rua Sousa Lima com Avenida Getúlio Vargas, onde o fluxo de pessoas teoricamente é maior ".
 
 
O engenheiro explica também que, por conta da Covid-19, as frentes de serviço com relação às faixas de pedestre estão a todo vapor, pois o  fluxo de veículos diminuiu, possibilitando que os trabalhadores façam a pintura com maior fluidez e segurança.
 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não dar preferência ao pedestre é considerada uma infração, que rende multa e pontos na Carteira de Habilitação, por isso a importância das faixas.
 
Veja algumas medidas preventivas para o pedestre
 
Para cruzar a pista de rolamento, o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas, sempre que estas existirem numa distância de até cinquenta metros dele.
 
Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim, terão prioridade de passagem, exceto, nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do Código de Trânsito Brasileiro.
 
Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo, liberando a passagem dos veículos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trânsito e Transportes