Trânsito e Transportes

MOBILIZAÇÃO

“Pé na Faixa” reforça campanha de segurança no trânsito

Meta é conscientizar motoristas e pedestres para reduzir índices de acidentes

Publicado em: 07/11/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

“Pé na Faixa” reforça campanha de segurança no trânsito

Motoristas recebem panfletos educativos sobre regras de segurança viária (Foto: Gil Carvalho)

Pedestres e motoristas que passavam pela faixa da Rua Coriolano Milhomem, na manhã desta quarta-feira, 7, no Calçadão, Centro, receberam panfletos e orientações sobre regras de segurança viária. Ação do “Pé na Faixa” é alusiva à campanha ao Dia em Memória das Vítimas de Trânsito – 18 de novembro.

Principais causas de fatalidades no trânsito estão ligadas a atos como dirigir em alta velocidade, utilizar o telefone celular, ou alcoolizado, não utilizar o cinto de segurança, o capacete (para motociclistas) e a falta de cadeirinha e equipamentos especiais para crianças.

A agente de Trânsito, Cristina Rodrigues, observa que "muitas ações incorretas dos condutores poderiam ser evitadas, medida que é reforçada com o trabalho de conscientização desenvolvido desde o começo do ano passado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Setran".

A servidora pública Maria de Lourdes recebeu orientações e panfletos sobre procedimento correto de fazer travessia segura na faixa de pedestre, devendo sempre ‘sinalizar pare’ para que motoristas garantam o direito de passagem. “Muito bom essa iniciativa que visa prevenir acidentes, embora muitos motoristas ainda insistem em desrespeitar os direitos dos pedestres”, destacou.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, criado em 1993 por vítimas do trânsito e familiares do Reino Unido, é celebrado no Brasil desde 2007. Campanha busca conscientizar outras pessoas sobre os riscos e cuidados necessários nas ruas e estradas.

O instrutor Marcos Vinicius, da Setran, destacou que a terceira mobilização deste mês do projeto “Pé na Faixa” será nesta quinta-feira, 8, na Rua Simplício Moreira, em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Centro.

Trânsito e Transportes