Trânsito e Transportes

CAPACITAÇÃO

Concluída 2ª turma do curso de Libras para agentes de trânsito

Medida facilita comunicação com o condutor surdo

Publicado em: 17/10/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Concluída 2ª turma do curso de Libras para agentes de trânsito

Curso objetiva facilitar comunicação durante abordagem às pessoas surdas no trânsito (Foto: Gil Carvalho)

Com objetivo de facilitar a comunicação durante abordagem às pessoas surdas no trânsito, foi realizado curso destinado aos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Imperatriz, Setran. A 2ª turma concluiu treinamento na semana passada, com 30 horas-aula, incluindo teórica e prática, e envolveu também servidores do corpo administrativo do órgão.

A maioria dos agentes já tem o curso, oferecido pela Setran. Para Francisco Gois, qualificação inclui o condutor surdo no trânsito da cidade. “A Secretaria nos proporcionou este curso, nos capacitando para que possamos oferecer um serviço de mais qualidade à população”, afirma.

Ele observa que inicialmente os agentes realizam abordagem verbal, mas ao detectar que o mesmo é deficiente auditivo, passam a utilizar a linguagem de sinais, facilitando a orientação. “Já me deparei com algumas situações no trânsito, porém como tenho curso de libras facilitou muito a comunicação com as pessoas, mas outros colegas enfrentaram situações desse tipo”, cita.

O secretário Leandro Braga destaca que o curso é essencial para o trabalho dos agentes de trânsito que, diariamente, estão nas vias de Imperatriz. “Essa necessidade surgiu ao recebemos relatos dos agentes sobre dificuldades vividas no cotidiano durante abordagens”, detalha. Segundo ele, objetivo é capacitar todos os agentes e servidores administrativos para prestar um bom atendimento à comunidade.

Trânsito e Transportes