Trânsito e Transportes

MEDIDA

Setran realiza fiscalização em faixas de pedestres na Br 010 e marginais

Ação visa orientar e conscientizar pedestres e condutores de veículos nas vias públicas

Publicado em: 30/06/2020 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realiza fiscalização em faixas de pedestres na Br 010 e marginais

Instalação de novas faixas de pedestres estão sendo implementada em vários pontos da cidade (Foto: Arquivo)

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, está realizando uma série de ações voltadas para a fiscalização de faixas de pedestres na Br 010 e marginais. Objetivo é garantir a segurança dos pedestres durante a travessia das vias, orientando condutores de veículos sobre a educação e responsabilidade no trânsito.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, CTB,  deixar de dar preferência de passagem ao pedestre é considerada uma infração gravíssima, com penalidade e multa para o motorista no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, CNH. 

Segundo o agente de trânsito R Santos, a fiscalização ocorre nos principais pontos da cidade onde o fluxo de carros e de pessoas é maior. "Nesta segunda-feira, 29, estamos em frente a um shopping que fica na Br 010, onde a movimentação durante o decorrer do dia é muito grande. Mesmo com faixa e placas indicativas, os condutores de carros, motos e ônibus ainda insistem em não diminuir a velocidade e não dão preferência, o que pode acarretar uma tragédia". 

O agente esclarece também que o trabalho de fiscalização e orientação vai ser estendido em outros pontos da cidade para que pedestres, ciclistas e motoristas utilizem de forma adequada os dispositivos de segurança nas via, como faixas e passarelas, combatendo também a imprudência, que pode causar acidentes e até mortes. 

Vale ressaltar ainda, o acordo de cooperação técnica que celebram a união, por intermédio da superintendência da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão, SPRF - MA, e o Município de Imperatriz, com interveniência da Secretaria Municipal de trânsito e Transporte. Objetivo é delegar atividades de fiscalização de trânsito, bem como estabelecer operações técnicas em conjunto, visando fiscalização e orientação em parceria.  

 

 

 

Trânsito e Transportes